Café com Letras do dia 22 discute o papel das ciências do léxico na contemporaneidade

Data de publicação  15/08/2017, 12:55

A edição do Café com Letras da próxima terça-feira (22) contará com o professor Halysson Oliveira, que palestrará sobre “O papel das ciências do léxico na contemporaneidade: desafios e perspectivas”. Será às 16 horas, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A virada de século não apenas marcou uma data importante no calendário, mas também deu início a uma nova era cujo marco fundamental é a transmissão de eventos históricos e a interação entre os povos ao alcance de um clique. A revolução digital traz em si uma gama de outras revoluções que são reverberadas no surgimento de novas práticas sociais e discursivas que demandam o desenvolvimento de múltiplos letramentos. Na base desta situação está o fato de que diversos gêneros discursivos se reelaboram na mudança do meio impresso para o digital, bem como por conta do desenvolvimento acelerado da informática nos últimos tempos. Tal situação tem propiciado a potencialização de certas tarefas que, nas práticas discursivas mediadas por textos impressos, exigiam trabalho braçal, demorado e dispendioso.

O texto lexicográfico tem se beneficiado das inovações tecnológicas atuais, na medida em que incorpora aspectos multimodais e deixa mais saliente seu caráter pragmático-discursivo. Nesse sentido, as Ciências do Léxico, quais sejam, Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia reclamam seu lugar nas discussões acerca das relações entre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e a pesquisa em Linguística.

Sobre o palestrante

Halysson Oliveira é doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor da Fanor/Adtalem, do Bacharelado em Administração Pública a distância e da Especialização em Educação a Distância da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O pesquisador possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: verbete, termos, glossário bilíngue, Linguística Aplicada e Metalexicografia.