Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab divulga moção de apoio à Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Data de publicação  15/08/2017, 13:11
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) manifesta seu apoio à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cuja extinção foi recentemente cogitada pela proposta de emenda aditiva 55 à Medida Provisória 785/2017, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), ao propor a transformação da Unila em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR), incorporando dois campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Reitoria da Unilab posiciona-se de forma contrária a esse ataque à identidade da Unila e ao seu projeto acadêmico, bem como desrespeito aos vários resultados alcançados em seus 7 anos de existência. Alinhado ao que preceitua a Constituição Federal (art. 4º), o projeto da Unila possibilita a integração do Brasil com os povos da América Latina – contempla a oferta de educação superior no oeste do Paraná e ainda potencializa a região trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai como polo de integração em vários aspectos.

Também vocacionada à integração internacional e ciente dos desafios de construir projetos inovadores, a Unilab manifesta a necessidade de o Governo Federal e o Congresso Nacional apoiarem cada vez mais o potencial estratégico dessas instituições. Manifestamo-nos, por fim, em defesa da comunidade acadêmica da Unila e de sua autonomia universitária.

Redenção-CE, 15 de agosto de 2017

 

A Reitoria
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

.

Categorias