Café com Letras aborda a ficcionalização da vida real

Data de publicação  13/09/2017, 11:20

“A ficcionalização da vida real: autoficção, representação e performance autoral” é o tema da palestra da próxima terça-feira (19), realizada pelo Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas. O evento ocorrerá no Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 16h. O palestrante será o professor adjunto da Unilab Rodrigo Ordine.

O encontro abordará a autoficção, que “advoga um lugar movediço entre o romance e a autobiografia, colocando em cheque conceitos de pacto romanesco e pacto autobiográfico”, explica o professor. Isso porque, apesar das recorrentes pesquisas e discussões, não há uma acepção unânime acerca do termo autoficção. “Procuro apresentar reflexões qualitativas, de cunho exploratório-explicativas e com procedimentos da ordem da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso, buscando respostas para uma pergunta central: como se constrói o narrador autoficcional?”, completa Rodrigo Ordine.

Sobre o palestrante

Rodrigo Ordine possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-2002) e Mestrado em Letras (Estudos de Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2005), quando pesquisou intersecções literárias entre Brasil e África. Em 2004, frequentou a Brown University (Providence, RI – EUA) como Visiting Researcher Scholar, onde desenvolveu pesquisas ligadas à sua dissertação de Mestrado. Obteve Doutorado em Letras (Estudos de Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2012), propondo uma reflexão inter-relacional entre literatura, estudos da memória, estudos culturais e construtivismo social. Desde 2012, como professor adjunto da Unilab, desenvolve pesquisas nas áreas de estudos de literatura (com ênfase em literaturas africanas e da diáspora), estudos culturais, construtivismo social e teorias da memória e autobiografia. Obteve o Estágio Pós-Doutoral (PNPD-CAPES) pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) em 2017.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), é organizado pela professora Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela professora Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura, assim como de áreas relacionadas.