Abertas as inscrições para curso de “Iniciação Teatral e Contação de Histórias”

Data de publicação  18/09/2017, 15:48

Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo de “Iniciação Teatral e Contação de Histórias”, destinado a estudantes, servidores e comunidade externa à Unilab. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição até o dia 25 de setembro. O curso será realizado no Auditório do Bloco Administrativo, no Campus da Liberade, e no Auditório 2, no Campus das Auroras, ambos em Redenção/CE.

Sob a facilitação do estudante Paulo João Baptista Fungulane e professores convidados, a ideia é promover a iniciação de elementos teatrais teóricos e práticos, noções gerais sobre a arte da interpretação, direção, improvisação e criação de cenas. Além disso, conduzir a iniciação à contação de estórias, criatividade, performance, figurino, maquiagem cênica, sonoplastia e cenografia.

“A oficina oportuniza uma vivência teatral de forma lúdica, por meio de jogos, exercícios de desinibição e improvisação. As oficinas de jogos teatrais são úteis ao desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se por meio do discurso e da escrita, e de formas não verbais”, explica o professor Carlos Subuhana, coordenador de políticas afirmativas (COPAF/PROPAE) e coordenador do projeto de extensão “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil”.

Os encontros serão realizados durante os meses de outubro, novembro e dezembro, uma vez por semana, totalizando uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 16 encontros presenciais de 2h30 de duração. No ato da inscrição, os interessados deverão escolher o horário de interesse, entre quatro turmas (duas durante a semana e duas aos sábados).

São oferecidas 200 vagas (150 vagas para estudantes, 30 vagas para servidores e 20 vagas para a comunidade externa). Serão emitidos certificados para os participantes que cumprirem o mínimo de 75% de frequência.

O curso faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil” e é uma realização da Coordenação de Políticas Afirmativas (COPAF/PROPAE/UNILAB) e Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários (PIBEAC/PROEX/UNILAB, 2016/2017).

Sobre o Projeto de Extensão

Prevendo ações que envolvem música, dança, poesia, teatro e mostras culturais, o projeto almeja expor a cultura entendida como expressão simbólica, mas também como um vetor para o desenvolvimento e um direito à cidadania que visa à interação entre as mais variadas origens culturais dos países presentes na Unilab, com a comunidade do Maciço de Baturité. O projeto tem como objetivo geral a busca de alternativas para o tratamento do fenômeno da interculturalidade e multiculturalidade presente no espaço educativo, através da promoção de processos educativos que possibilitem a igualdade social aos sujeitos envolvidos através da arte e cultura. Participam como bolsistas/voluntários Paulo João Baptista Fungulane, Helena de Jesus Gunza, Hermelindo Silvano Chico e Joel Leroy dos Prazeres Napita.