Curso de Sociologia promove debate sobre Políticas culturais e movimento LGBT

Data de publicação  25/09/2017, 11:04

Em parceria com o Núcleo Performarte e com o Programa Pulsar BHU, o Curso de Sociologia promoverá, no dia 3 de outubro, às 19h, um debate aberto a toda a comunidade acadêmica, sobre Políticas culturais e o movimento LGBT. O encontro acontecerá no Auditório do Bloco Didático do Campus Liberdade, em Redenção/CE, e terá como convidado o professor José Muniz de Sousa Júnior, da Universidade Estadual do Ceará (PPGS-UECE/PNPD-CAPES).

Serão discutidos os primeiros resultados de uma pesquisa conduzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE, cujo objeto é um conjunto de programas e ações institucionais do Ministério da Cultura (MinC) que passaram a contemplar a coletividade LGBT, nos anos 2000. Os objetivos centrais do estudo são compreender a formação das agendas culturais do movimento LGBT e sua institucionalização em âmbito federal, analisando as relações travadas entre LGBT e policy makers, no âmbito da cultura.

Além dos marcos desse processo, o debate pretende problematizar os mecanismos de culturalização das sexualidades dissidentes. “O tema cobra particular atualidade num momento em que expressões artísticas vinculadas à temática LGBT tornaram-se o centro de controvérsias entre o direito à liberdade de criação artística e certas demandas societárias de cariz moral e religioso, às quais se somam as velhas contendas sobre a definição e abrangência da ‘arte’ e da ‘cultura’, disputadas por legitimidade”, explica a organização do evento.