Unilab participa do XVI Congresso Internacional FoMerco, a partir desta quarta (27)

Data de publicação  25/09/2017, 14:57

Da próxima quarta (27) a sexta-feira (29), o Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) realizará o XVI Congresso Internacional FoMerco “Integração Regional em Tempos de Crise: Desafios Políticos e Dilemas Teóricos”. O evento acontecerá no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e terá a presença da Unilab em diferentes momentos.

Após um dia de atividades prévias, solenidade em defesa da universidade pública e mesa redonda, a diretora do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, Fábia Ribeiro, fará parte da Mesa de Abertura, às 19h, no Auditório PAF III, junto a representantes da UFBA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Parlamento do Mercosul (Parlasul) e Instituto Social do Mercosul (ISM).

Na quinta-feira (28), a Unilab faz novas participações. A diretora Fábia Ribeiro participará do Painel II, “Promessas descumpridas da integração educacional”, das 17h às 19h. Também estarão presentes representantes da UFBA, do Museu da Amazônia, da Unila e da Universidad de Buenos Aires (UBA). Nesse mesmo dia, entre discentes dos cursos de Relações Internacionais e Bacharelado em Humanidades, 25 alunos do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, participarão das atividades do congresso, acompanhados dos professores Márcio André e Tatiana Carrascal.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Sobre o Congresso

O Congresso Internacional FoMerco tem o objetivo de reunir pesquisadores para refletir sobre a integração latino-americana, promover o diálogo com lideranças da sociedade civil e interpelar as autoridades governamentais sobre as políticas públicas da integração regional. A ideia é “constituir redes dinâmicas capazes de fortalecer o protagonismo das universidades do Mercosul no processo da integração latino-americana”, explica a organização do evento.

Em sua edição atual, o congresso conta com 13 eixos temáticos, sobre os mais variados aspectos da integração, com apresentação de trabalhos. Conta, ainda, com convidados de notório saber, representantes dos movimentos sociais e membros de organismos regionais, que participarão de painéis e seminário.

O prazo para prévias inscrições já está encerrado, mas novas inscrições poderão ser feitas no momento do credenciamento, de acordo com a lotação do espaço físico.

O XVI Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul é o resultado de uma cooperação institucional abrangente e plural, nacional e estrangeira, refletida nas comissões organizativas, integradas por membros de mais de 20 universidades do Brasil e demais países da América do Sul.