Café com Letras aborda narrativas do luto materno

Data de publicação  27/09/2017, 10:53

O projeto de extensão Café com Letras trará, na próxima terça-feira (3), debate sobre “O luto materno em narrativas de vida e de morte: uma abordagem sociológico-discursiva da perda”, com Gezenira Rodrigues. Será às 16 horas, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Gezenira exporá reflexões fruto de pesquisa com narrativas de vida de mães que passaram pela experiência do luto, provocado pela morte violenta do filho. O estudo, de natureza pluridisciplinar, busca estabelecer um diálogo entre diferentes áreas das ciências humanas, como a linguística, a sociologia e a psicologia, em torno da análise do objeto: discurso do luto.

De um lado, são convocadas bases linguísticas e discursivas, através das quais são postas à luz a capacidade dos enunciados em expressarem de forma linguisticamente particular o discurso da dor e do luto. Do outro, sublinham-se as ancoragens sociológicas e psicológicas, que põem em evidência o contexto e as relações sociais mediante a morte.

“Adotamos uma pesquisa de caráter explicativo, interpretativo, qualitativo, etnossociológico, guiada pelo método autobiográfico, com dados coletados através da técnica da entrevista narrativa. Utilizamos em nossas análises dois blocos de categorias: caracterização sócio-afetiva, com categorias criadas a partir da interpretação do corpus e dos estudos de Bowlby (1997); e caracterização narrativo-discursiva, com categorias baseadas principalmente nos estudos de Maia-Vasconcelos (2003; 2005) e de Labov (1972; 1997)”, explicita a pesquisadora.

Sobre a palestrante

Gezenira Rodrigues tem doutorado em Linguística pela UFC (2015). Foto: acervo pessoal.

Gezenira possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Possui Doutorado pelo curso de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2015). É professora titular de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e da Prefeitura de Fortaleza (SME). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Descrição Linguística, Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, narrativa, história de vida, leitura, produção e compreensão textual, gramática descritiva e semântica.

Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pelas professoras Claudia Calado (coordenadora) e Leidiane Tavares (vice-coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.