Eleito novo diretor do Instituto de Ciências da Saúde

Data de publicação  03/10/2017, 10:47

A Comissão do Processo Eleitoral publicou, nesta quarta-feira (27), o resultado final da consulta ao cargo de diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Com seis votos, o professor Thiago Moura de Araújo foi eleito para o quadriênio 2018-2021. O mandato terá início no dia 31 de outubro, nos termos do Edital nº 01/2017-ICS.

Professor adjunto da Unilab, Thiago Moura também atua como coordenador do Mestrado Acadêmico em Enfermagem. Doutor e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, recentemente coordenou, junto ao Projeto de Pesquisa e Extensão Assistência ao Paciente com Feridas Agudas e Crônicas, a inauguração do primeiro serviço de Estomaterapia do Maciço do Baturité, no município de Aracoiaba/CE.

Entre as metas propostas em seu Plano de Gestão, o diretor eleito elenca a necessidade de crescimento de novos cursos, para o fortalecimento do ICS, além de possibilidades de parcerias e crescimento acadêmico na área de pesquisa e extensão. “Temos o contexto local, regional e nacional para apontar um crescimento saudável do instituto, sem colocar em risco o que foi construído até o momento”, afirmou Thiago Moura. “Vamos fortalecer os ramos da pesquisa e extensão, o que possibilita maior visibilidade dentro da universidade e na sociedade”, completou.

A professora Emília Chaves esteve à frente do ICS por quatro anos, como a primeira diretora eleita. Antes disso, coordenou a Área de Saúde Coletiva, uma espécie de “embrião” do instituto, de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012. Entre as atividades desenvolvidas e desafios enfrentados, Emília cita os diversos concursos docentes, resultando num quadro de 26 professores efetivos; curso de graduação em Enfermagem, com duas turmas já tendo colado grau; curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, já na segunda turma; um curso de Especialização em Saúde da família, além de colaboração na formação de três turmas de Especialização em Gestão em Saúde, este último vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).

Atualmente, Emília coordena o Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos da Unilab, que conta com a participação de representantes de todos os institutos, tendo sido alavancado pelo ICS.

“Os desafios foram imensos em todo esse período tanto para consolidação do Curso de Enfermagem como para o início dos Cursos de Pós Graduação, além de se tentar contribuir para a consolidação da Unilab, a partir da participação em diversas Comissões. Outros desafios despontam para o novo diretor que poderá, com certeza, contar com o apoio de todos do instituto”, finaliza.