Unilab e CPLP promovem encontro sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Data de publicação  03/10/2017, 14:29

Na próxima terça-feira (10), a Unilab, através da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) e o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP) promovem o “I Encontro de Fortalecimento da Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP”, das 8h30 às 17h, no Auditório do Bloco Didático, do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

O evento é parte da execução do Projeto Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP e na Unilab, é aberto ao público interessado no tema e visa promover a consolidação de uma rede de Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP, além de fomentar o debate e a promoção de ações de segurança alimentar nas comunidades do entorno da Unilab, nos campi do Ceará e da Bahia.

A programação está repleta de atividades. Os interessados devem efetuar sua inscrição no próprio local e hora do evento. No período da manhã, após a abertura do evento, será a apresentação da estratégia da Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, com a professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Maria Rita Oliveira, graduada em Nutrição, mestre em Alimentos e Nutrição e doutora em Ciências dos Alimentos. Logo depois, a professora do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab), Jaqueline Sgarbi Santos, apresentará o projeto Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP e na Unilab. Outra atividade será a “Dinâmica de integração: O trabalho em Redes”.

No período da tarde, será a apresentação da atividade de planejamento do Projeto SAN/CPLP, além da ministração das oficinas de “Sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e sensíveis à nutrição: Vislumbrando o futuro” com os temas: (1) Políticas e iniciativas para a produção e circulação de alimentos com base na agroecologia: onde queremos chegar e o que podemos fazer no âmbito da CPLP?; (2) Políticas e inciativas para garantir o acesso ao alimento: onde queremos chegar e o que podemos fazer no âmbito da CPLP?; (3) Políticas e inciativas para a promoção da alimentação saudável e prevenção da desnutrição e todo tipo de má nutrição: onde queremos chegar e o que podemos fazer no âmbito da CPLP?.

De acordo com a coordenação do evento, serão três rodadas de discussão como metodologia. Todos participam da discussão de todos os temas. Para cada tema elege-se um relator e um coordenador, únicos para as três rodadas. A plenária finalizará as atividades.

Sobre o MU CONSAN-CPLP
O Mecanismo é uma instituição que promove a facilitação da participação coordenada das universidades com relevância na área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na CPLP nas negociações, tomada de decisões e trabalhos regulares do Consan-CPLP.