Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Letras realiza o evento “Leituras da África pela via da Literatura”

Data de publicação  16/10/2017, 12:40
O escritor Mauro Brito com os estudantes moçambicanos.

Com o objetivo de dialogar com as escolas e educadores da região do Maciço de Baturité, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Letras) realiza de 30  de outubro a 1º de novembro, nas dependências da Unilab e nos espaços educacionais de Redenção e Acarape, no Ceará, o evento: “Leituras da África pela via da Literatura”.

O evento terá como convidado o escritor moçambicano Mauro Brito, que fará o lançamento de seu livro “Passos de Magia ao Sol”. Brito ministra também uma oficina de escrita criativa, que irá disponibilizar 20 vagas, sendo 10 vagas para bolsistas do PIBID e 10 aos demais alunos da Unilab. Os interessados devem enviar um e-mail para pibidletras@unilab.edu.br até o dia 28 de outubro solicitando inscrição na oficina. Essas 10 vagas serão preenchidas pelas ordens de chegada dos pedidos de inscrição. Para as demais atividades do evento não será preciso fazer inscrição.

Haverá certificado para todos que participarem das mesas de debates que acontecerão na Unliab durante o evento e a participação será feita pela lista de presença.

Sobre o PIBID/Letras:

Atua nas escolas públicas do Maciço de Baturité desde 2012, promovendo o encontro entre comunidade acadêmica, sobretudo, alunos do curso de Letras, e a comunidade escolar das cidades de Redenção e Acarape.

Desta forma, o PIBID/Letras construiu um histórico de atuação no ambiente escolar e de trocas, relacionando pesquisa, ensino e extensão de forma prática e efetiva.

“O nosso atual subprojeto: “Leituras da África pela via da literatura” busca construir nas escolas práticas de ensino e de aprendizagem descolonizadas, abertas à diversidade e à educação para as relações étnico-raciais. O meio para tal construção de saberes se dá pelas literaturas africanas de língua portuguesa e pela literatura afro-brasileira. Desse modo, o evento proposto revitaliza a construção dialógica entre universidade, escola e comunidade; potencializa a formação docente, a partilha de conhecimento sobre o Continente Africano e suas relações históricas com o Brasil”, explica Luana Antunes, professora de Literaturas em Língua Portuguesa do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), que, desde junho de 2016, coordena a área do subprojeto PIBID/Letras.

Confira a programação

DIA 30/10 – segunda-feira
09h:00 – Conversa com o escritor moçambicano Mauro Brito na EEFM Maria do Carmo Bezerra (Acarape/Ce).

14h:00 às 17h:00 – Oficina de escrita criativa com Mauro Brito/Sala 03 do Bloco Didático do Campus da Liberdade.

DIA 31/10 – terça-feira
09:00 – Conversa com o escritor moçambicano Mauro Brito na EEEP Adolfo Ferreira de Sousa (Redenção)/Auditório Bloco Didático do Campus da Liberdade

14h:00 às 14h:15 – Mesa de Abertura: “PIBID e a construção de outros saberes”.
Profa. Dra. Ana Paula Sthel Caiado, Coordenadora Institucional do PIBID/UNILAB, e o Prof. Dr. Cadu Bezerra

14h:20 às 16:30 – Mesa Karingana ua Karingana: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em sala de aula. Com Mauro Brito e os Bolsistas e supervisores(as) do subprojeto PIBID/Letras / Mediação: Profa. Dra. Luana Antunes Costa

16h:30 às 17h:30 – Lançamento de livro “Passos de magia ao sol”, seguido da sessão de autógrafos com autor, Mauro Brito.

Dia 01/11 – quarta-feira

14h:00 – 17h:00 – “Uma ponte sobre o Atlântico” – Conversa com escritores africanos. Com Mauro Brito e Silvia Will, escritora santomense e discente do curso de Letras/ Unilab. Mediação: Bolsistas do subprojeto PIBID/Letras.