Projeto de Extensão “Biblioteca Náutica” realiza atividades em São Félix/BA

Data de publicação  18/10/2017, 11:02

O Projeto de Extensão “Biblioteca Náutica na Baía de todos os Santos” promove uma de suas ações no dia 26 deste mês, na Casa da Cultura Américo Simas, em São Félix/BA. Às 9h, a Mesa de Abertura reúne a secretária de Educação, Adelmira Rodrigues, diretora das escolas do núcleo i, Vilma Sena, coordenadora São Félix, Jossilane Siqueira, a professora da Unilab Cristiane Souza e a professora da UFRB Joseane Costa.

Na sequência, uma Mesa Temática discutirá a educação para as relações étnico-raciais e o racismo ambiental. Participarão das atividades os professores Claudilene Silva e Rafael Palermo Buti, respectivamente. Encerrando a programação, às 12h haverá uma apresentação do Grupo de Integração Musical da Unilab (Gimu).

Já na primeira semana de novembro, a biblioteca aportará em uma comunidade pesqueira do mesmo município. De 6 a 10, a Lavadeira – Pilar vai receber o Projeto, com oficinas, rodas de conversas, lançamento de livros e sarau poético.

O Projeto “Griôs da Baía de Todos os Santos – histórias, lembranças e memórias que circulam pelas águas” faz parte do “Seminário de Integração: Educação para as relações Étnico-raciais. Possibilidades e desafios”.

Sobre o Projeto de Extensão

Com a finalidade de gerar análises e reflexões acerca da cultura e das dinâmicas sociais existentes entre estudantes e agentes educacionais e culturais da Baía de Todos os Santos, o Projeto de Extensão parte da difusão do acesso à leitura, da contação de histórias e da disponibilização de livros e imagens ligadas à cultura e a histórias locais, afro-brasileiras e africanas.

“A ideia é que as atividades e o acervo bibliográfico transitem numa embarcação, aportando em dez comunidades da Baía de Todos os Santos, permanecendo durante uma semana em cada, possibilitando a visitação ao acervo da biblioteca, participação em rodas de contação de histórias e outras atividades artísticas e culturais”, explicou a coordenadora do Projeto, Cristiane Santos Souza.

O Projeto, que este ano foi contemplado com recursos do edital setorial da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), é destinado a professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública local, além de artistas, agentes culturais dos municípios banhados pela Baía de Todos os Santos e à comunidade em geral.

Configura a programação das próximas atividades do Projeto:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/10/progrma-Seminário-completa-1.pdf”]

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/10/programação-São-Félix-1-1.pdf”]