IV Semana Universitária acontece de 25 a 27/10 com 70 atividades acadêmicas

Data de publicação  23/10/2017, 14:01

A partir desta quarta-feira (25), tem início a programação das atividades da quarta edição da Semana Universitária da Unilab. Durantes os dias 25, 26 e 27, cerca de 70 atividades vão acontecer simultaneamente ao longo do dia, com apresentações de mesas-redondas; roda de conversas, atividades culturais, palestras, minicursos, conferências e oficinas distribuídas nos campi da Unilab do Ceará e da Bahia. A edição deste ano traz com temática os “Desafios da Internacionalização e da Interiorização do Ensino Superior”.

Confira a programação.

A palestra de abertura do evento traz como convidado o professor Antônio Gomes de Sousa Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Física pela UFC e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. A palestra acontece às 9h30, no Auditório do Bloco Didático, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), cerca de 2500 pessoas se inscreveram para participar desta edição. Um total de 832 trabalhos inscritos, destes 814 são da comunidade da Unilab e 18 trabalhos de outras unidades. Como resumo simples foram 540 e resumos expandido 292 trabalhos que serão apresentados nos eventos simultâneos promovidos na Semana Universitária.

“A universidade irá parar suas atividades para respirar ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Marinho.

Para outras informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, um e-mail pode ser enviado ao endereço semuni@unilab.edu.br.

Sobre o Dia C da Ciência

A abertura da IV Semana Universitária e as atividades deste 25 de outubro inserem a Unilab mobilização nacional do “Dia C da Ciência: A ciência faz a diferença”, com ações programadas de divulgação de trabalhos e pesquisas científicas pelas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. A Unilab, parceira na defesa da Ciência, realiza a palestra do professor Carlos Humberto Soares Junior, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a temática “Matemática está em tudo”, a partir das 14 horas, no Auditório 1, do Campus das Auroras, em Redenção/CE.  A palestra integra a programação da Semana Universitária, mais especificamente estará dentro do II Encontro de Ciências e Tecnologia, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg).

O “Dia C da Ciência” é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa de iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) com o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

_________________________

Matéria relacionada:  Abertas as inscrições para a IV Semana Universitária, que acontece de 25 a 27 de outubro