Aberto prazo para submissão de trabalhos do II Seminário de Estudos Africanos

Data de publicação  25/10/2017, 13:16

Estão abertas as inscrições de trabalhos para os cinco Grupos de Trabalho (GT’s) do II Seminário de Estudos Africanos, que acontece de 5 a 7 de abril de 2018, nas dependências da Unilab no Ceará. Até o próximo 20 de janeiro, os interessados poderão submeter suas pesquisas ao evento, que tem como tema “Estado, nação e cultura para além das fronteiras”.

Atendendo às normas para apresentação dos resumos, os autores devem escolher dentre os seguintes Grupos de Trabalho: 1) Gênero, corpo e poder: experiências e abordagens na construção da descolonização epistêmica; 1) Religiões na África; 3) Colonialidade do saber e as epistemologias do sul: a descolonização da mente como possibilidade emancipatória; 4) Africanidades e educação: sujeitos, linguagens e práticas; e 5) Literaturas e artes africanas e afro-brasileiras: questões do presente. Os trabalhos selecionados serão divulgados até 28 de fevereiro.

O Seminário é resultado do Grupo de Pesquisa África Contemporânea, coordenado pela professora Larissa Oliveira e Gabarra, em colaboração com o professor Fábio Baqueiro Figueiredo, ambos da Unilab, além de Jacky Maniacky, chefe do Departamento de Culture & Societé, do Museu Real da África Central da Bélgica.

“A proposta, que foi contemplada no edital de BPI da FUNCAP (2015), teve como objetivo olhar para as independências da RDC e de Angola, por meio da participação dos Bakongos, independente da fronteira colonial que os divide, discutindo categorias como raça, etnia, cultura e nacionalismo”, explica a organização do evento. Já estão confirmadas as presenças de Marissa Moorman, Marcelo Bittercourt, Jean Bosco Kakozi Kashindi, Wasawulua Daniel​, Jacky Maniacky, Paulo Lara​ e Cristina Pinto.

Confira abaixo a descrição dos GT’s e as normas de submissão:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/10/Divulgação-II-Seminario-de-Estudos-Africanos-UNILAB.pdf”]