Seminário discute segurança alimentar e nutricional

Data de publicação  01/11/2017, 12:51

Na próxima terça-feira (7), o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, vai receber o Seminário sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o objetivo de debater a temática no contexto da região local, o evento busca gerar diagnósticos que contribuam com o semear de ações de ensino, pesquisa e extensão da Unilab.

O credenciamento tem início às 8h, no auditório do campus. Em seguida, às 9h, uma Mesa de Abertura reune representantes da Unilab, do poder público e da sociedade civil. Na sequência, é a vez da Mesa de debate, com o tema “A segurança alimentar e nutricional como estratégia de garantia de direitos”. Participarão da mesa Jainei Cardoso, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA), com a palestra “Histórico, conceitos e marcos legais da Política Nacional de SAN”, e Flávio Bastos, do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN/Casa Civil-BA), com “O desenvolvimento da política de SAN no estado da Bahia”.

A exibição do filme “Peraí, é nosso direito” abre os trabalhos da tarde, às 14h. Em seguida, serão realizados dois grupos focais. Os participantes serão convidados a problematizar elementos acerca de segurança alimentar e nutricional, que servirão de base para a construção de um documento final. O Seminário se encerra com apresentação cultural às 16h30, e Plenária às 17h.

O Seminário sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é organizado pelo professor Pedro Leyva, do Instituto de Humanidades e Letras/Campus dos Malês (BA), e pelo servidor Felipe Imídio, técnico em assuntos educacionais, como parte de uma articulação que está sendo construída por via do Comitê de Soberania e Segurança Alimentar dos Malês, composto por membros da sociedade civil organizada e do poder público local.