Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Seminários discutem mobilidade humana, migrações e diásporas africanas, a partir desta terça (7)

Data de publicação  06/11/2017, 10:25
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Nas próximas terça e quarta-feira (7 e 8), o Campus da Liberdade, em Redenção/CE, vai ser palco do evento “Interseccionalidades, Migrações e Diásporas: um olhar para os contextos africanos e de mulheres”, que reúne um conjunto de atividades: XI Seminário de Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos.

O evento se destina a toda a comunidade acadêmica, convidada a assistir às palestras ministradas por especialistas em assuntos de mobilidade humana, migrações e diásporas africanas, com foco na questão das mulheres. Os interessados que não conseguiram fazer a inscrição online poderão realizá-la nesta terça-feira (7), presencialmente.

Integram a programação a realização de 12 Grupos de Trabalhos, que funcionarão na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. O evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), em conjunto com o Grupo de Pesquisas e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e o Grupos de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A proposta da programação será dividida em duas dinâmicas: a primeira se desenrola a partir de cinco Mesas Redondas e a segunda dinâmica está voltada para o aprofundamento das discussões e reflexões nos Grupos de Trabalhos (GT), colocando em diálogo pesquisadores experientes, iniciantes e membros da sociedade civil, de forma peculiar, os imigrantes, a Pastoral de Migrante da Arquidiocese de Fortaleza/CE, setores de direitos humanos, de políticas de promoção de igualdade racial, de direitos de mulheres da administração pública local, estadual, nacional e internacional.

Para conferir a programação completa, acesse o site do evento.

Categorias