Unilab e Fiocruz promovem, nesta terça (7), mesa-redonda sobre cooperação para o desenvolvimento em Saúde

Data de publicação  06/11/2017, 14:29

Nesta terça-feira (7), a partir das 9h30, entram em discussão com a temática “Cooperação para o Desenvolvimento em Saúde”. A atividade faz parte do VIII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública e o Curso Livre “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”, promovidos pela Unilab e o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que serão realizadas nos meses de novembro e dezembro com atividades de conferências e mesa-redonda.

Participam da Mesa-Redonda os representantes da Fiocruz Ceará, o diretor, Carlile Lavor com a abordagem “Agentes Comunitários de Saúde: experiência em Angola”, a pesquisadora e coordenadora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), Anya Vieira que fala sobre as “Redes Educacionais: Possibilidades e Desafios” e o diretor da Escola de Saúde Pública do Ceará, Salustiano Pessoa com o título “Pós-Graduação para médicos de Cabo Verde na UFC”.

O evento será coordenado pelo assessor para África do Cris/Fiocruz, Augusto Paulo Silva e acontecerá no Auditório do Bloco Didático, do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, sendo também transmitido na plataforma ONLINE pelo Facebook oficial da Unilab e pelo da Fiocruz Brasília.

Na programação do dia 16 (quinta-feira), a partir das 9h30, segue a Conferência sobre “A Cooperação Brasileira em Prol do Desenvolvimento” apresentada pelo Embaixador João Almiro, diretor da Agência Brasileira de Cooperação/MRE, coordenado pelo reitor da Unilab, Anastácio de Queiroz.

“Caminhos Transformadores ante às Desigualdades Mundiais em Saúde” será o título da Conferência do dia 23 (quinta-feira) com o vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral Netto, juntamente com o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss. O responsável pela mesa será o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha.

Para o encerrando as atividades de 2017, a programação de dezembro traz a Oficina de Trabalho “Articulação Fiocruz & Unilab na Cooperação Afro-Brasileira” que será realizada nos dias 7 e 8, sob a coordenação da vice-reitora da Unilab, Lorita Marlena Freitag Pagliuca e do assessor para África do Cris/Fiocruz, Augusto Paulo Silva.

Confira a Programação Atualizada.

Apresentação
O Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública completa oito anos em 2017, oferecido regularmente pelo Nethis/Fiocruz Brasília. As sessões são gravadas e disponibilizadas via internet (Videoteca Nethis).

O objetivo do Ciclo de Debates e do curso livre é discutir questões de saúde no panorama internacional em sua confluência ética, com vistas a fortalecer os processos decisórios dos sistemas nacionais de saúde. Os debates são voltados para gestores, profissionais e acadêmicos com foco nas áreas de saúde pública, relações internacionais e bioética.