Projeto de Extensão ProEnem realiza aulões beneficentes

Data de publicação  07/11/2017, 14:11

Às vésperas do Enem 2017, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Projeto de Extensão “Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem” (ProEnem) realizou aulões beneficentes nos municípios de Aracoiaba, Redenção e Baturité, no Ceará. Cerca de 500 estudantes pré-universitários foram contemplados com as aulas preparatórias, ministradas pelo coordenador do projeto, o professor Olavo Garantizado, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras da Unilab.

Na manhã do dia 31 de outubro, o ProEnem fez a primeira parada, na escola Almir Pinto, em Aracoiaba. A atividade contou com a presença de cerca de 100 estudantes do último ano do Ensino Médio. “A escola foi uma grande parceira do ProEnem no ano de 2017. Foram mais de 42 ações ao longo do ano, todas com apoio da direção e com a presença dos alunos nas oficinas interdisciplinares”, afirmou o professor Olavo, sobre a escola Almir Pinto. Do outro lado, a professora Cleófas, representando o Núcleo Gestor, valorizou a parceria firmada com o Projeto de Extensão.

Aulão na Escola Almir Pinto

Para Cinara Alves, aluna da instituição, “o ProEnem é uma chance dada aos alunos do Maciço, que consiste em dar maior oportunidade aos que pretendem ingressar no Ensino Superior”. A estudante salientou, ainda, que “a importância do projeto vai além de repassar os conhecimentos e conteúdos cruciais para a vida e para as provas dos vestibulares, mas também para a preparação e estimulação de tais desafios”, completou.

À tarde, o ProEnem foi ao Distrito de Ideal, para fazer um aulão na escola João Alves Moreira (Ideal/Vazantes). O evento aconteceu no salão paroquial da comunidade. Em sua fala, o professor apresentou a estrutura da prova de redação, sugeriu possíveis temas e fez uma reflexão sobre o papel da escola e da educação naquela região.

Ações no Maciço do Baturité

No dia 1º de novembro, o ProEnem seguiu para a Escola Liceu de Baturité Domingos Sávio. A atividade teve início no Ginásio Poliesportivo da escola e, em seguida, partiu para outro momento, no auditório oficial. “Com a possibilidade do aulão tirei todas as dúvidas sobre a estrutura da redação, o que pode fazer minha média crescer. Foi importante, também, por nos apresentar possíveis temas que podem cair”, garantiu a estudante Mariana Bezerra.

Aulão na Unilab

Prof. Olavo Garantizado e Equipe ProEnem no Aulão Beneficente na Unilab

No mesmo dia, à tarde, o ProEnem realizou uma atividade no Campus das Auroras, em Redenção, sob a organização dos professores Douglas Brasil e Liliane Bandeira, ambos do curso de Letras da Unilab. A ação teve a presença de alunos das escolas Saraiva Leão (Redenção), Camilo Brasiliense (Antônio Diogo), Brubilo Jacó (Redenção) e CNEC (Redenção).

Ao fim dos aulões, foram arrecadados quilos de alimentos que serão entregues para famílias carentes, com foco maior para pessoas com problemas de saúde. Para 2018, a ideia do Projeto de Extensão é realizar o ProEnem Social, no qual serão coletados alimentos, agasalhos e brinquedos para pessoas carentes da região em todas as palestras.