II SIPAT discute melhoria na qualidade de vida no trabalho

Data de publicação  09/11/2017, 16:44

Abertura da II SIPAT com Michael Silva, gerente da DSSQVT, Leonardo Ramos, pró-reitor de Administração e Mônica Almeida, coordenadora da Cogep.

A segunda edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro, contou com atividades voltadas à saúde do trabalho, orientação e conscientização dos servidores e terceirizados sobre as doenças ocupacionais, a importância da prevenção de acidentes e a busca pela qualidade de vida no trabalho. O evento foi organizado pela Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT), vinculada à Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) e pela Pró-Reitoria de Administração (Proad).

No primeiro dia (7), a abertura do evento contou com a palestra do engenheiro e coordenador de Segurança do Trabalho, vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcel da Costa Amorim que apresentou ao público da Unilab as percepções e controles dos riscos no ambiente laboral, além de orientar quanto aos adicionais de insalubridade e periculosidade, sem deixar de lado a segurança individual e coletiva.

Marcel Amorim, coordenador de Segurança do Trabalho da UFRN

“A segurança de trabalho engloba um conjunto de ações, não apenas o ambiente ou a ausência de doenças, mas fatores físicos, psíquicos e sociais que podem contribuir ou desfavorecer o bem-estar do servidor”, esclareceu Marcel Amorim.

Após palestras e ações desenvolvidas há mais de oito anos em prol da saúde e segurança do trabalho no serviço público federal em todo o Brasil, Marcel Amorim constatou que “a problemática está no tratamento diferenciado entre instituições públicas e suas particularidades. Assim, buscamos uniformizar ações e entendimentos para padronizar a saúde do servidor no âmbito governamental utilizando-se das legislações federais e orientações do Ministério do Planejamento”, afirmou o engenheiro.

Participação para uma melhoria da qualidade de vida no trabalho

Na quarta-feira (8), a ação de Segurança no Trânsito foi desenvolvida pelo educador, tenente da Polícia Militar do Ceará, Luis Carlos Paulino, de forma participativa e com o esclarecimentos de dúvidas. Logo depois, houve distribuição de brindes entre os participantes através do sorteio de cupons.

Servidora da Deaad recebendo o brinde do policial Carlos Paulino

No último dia de atividades da II SIPAT, nesta quinta (9), foi organizado um café da manhã colaborativo em alusão ao Dia do Servidor Público pela equipe técnica de servidores e da DSSQVT, no pátio do Bloco Administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Confraternização alusiva ao Dia do Servidor Público na II SIPAT

Após a confraternização, a psicóloga clínica e supervisora do Programa de Apoio à Vida (PraVida), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Patrícia Aragão, expôs o tema “Saúde Mental no Trabalho”, abordando o conceito de saúde, os tipos de transtornos que englobam o ambiente de trabalho que não se preocupa em cuidar dos sujeitos quando adoecidos. “Considerando que a universidade promove educação, ela também deve promover saúde”, afirmou a psicóloga.

Palestra da psicóloga clínica, Ana Aragão

Com a proposta de desenvolver o tema “Ergonomia”, o fisioterapeuta do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Josivânio Silva promoveu a discussão sobre a inadequada postura causada pelo manuseio do aparelho celular, orientou ao público quanto a prática de alimentação saudável, a busca pela redução do estresse em parceria com a prática de exercícios físicos habituais. Com a interação do público, realizou ginástica laboral e entrega de brindes.

Ginástica laboral realizada pelo fisioterapeuta do Crefito, Josivânio Silva

Em relação a edição de 2016, Michael Silva, gerente da Divisão de Saude (DSSQVT), declarou que ocorreu um aumento significativo do público, comprovando, cada vez mais, a preocupação da comunidade acadêmica com a melhoria da saúde, segurança e qualidade de vida.

Sobre a SIPAT
A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) tem o objetivo de promover a orientação e conscientização dos servidores e terceirizados acerca da prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e qualidade de vida no trabalho.