I Seminário sobre Música Popular acontece dias 27 e 28

Data de publicação  13/11/2017, 10:35

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Núcleo Performarte da Unilab realizará o I Seminário sobre Música Popular, em homenagem e comemoração aos 50 anos da Tropicália. O evento tem o objetivo de discutir as características e heranças do Tropicalismo no cenário cultural brasileiro.

A programação tem início com uma exposição de imagens, ambientação, parangolés e discotecagem, no Saguão da Unidade dos Palmares 3, em Acarape/CE, a partir das 19h. Já no dia seguinte, uma Mesa Redonda com a temática “A Tropicália em sua Multidimensionalidade” acontece no Auditório do Bloco Didático, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 19h.

A Mesa reúne as palestras do professor Lucas Souza, da Unilab, com “Revisitando o local do Tropicalismo na Historiografia Musical Brasileira; do professor André Alcman, da Universidade Regional do Cariri (URCA), com “O local, o nacional e o universal na Tropicália: música erudita e seus diálogos populares”; da professora Rosália Menezes, da Unilab, e a palestra “O Tropicalismo no campo das artes plásticas: Hélio Oiticica e a figura do herói anárquico”; e do crítico e pesquisador musical Henrique Dídimo, com “As múltiplas linguagens do Tropicalismo: marginalidade, concretismo e coisas afins”.

“Há 50 anos, a Tropicália desorganizava as estruturas artísticas e musicais brasileiras em um movimento que deixou marcas profundas na história cultural do país”, explicou a organização do evento, que convida a comunidade acadêmica e sociedade do entorno.