“Quilombo Rio dos Macacos” é exibido nesta segunda (13)

Data de publicação  13/11/2017, 13:13

Nesta segunda-feira (13), diversos grupos da Unilab, em parceria com a Câmara Municipal de São Francisco do Conde/BA, farão a exibição do documentário “Quilombo Rio dos Macacos”, no cine-debate “Território e Direito: os quilombos no Brasil República”. O evento tem início às 14h e acontece na Câmara de Vereadores da cidade baiana.

Dirigido por Josias Pires, o filme foi lançado este ano e, ao longo de 120 minutos, aborda a comunidade quilombola localizada entre Salvador e Simões Filho/BA, com foco no conflito pela propriedade de terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil. “O documentário denuncia graves violações de direitos humanos e documenta aspectos culturais, simbólicos e característicos do território, conflitos gravados no calor da hora pelos próprios quilombolas”, explica a organização.

Em seguida, um debate contará com a participação do diretor do filme, além de Dona Joca (Quilombo Dom João), José Rosalvo (Quilombo Rio dos Macacos), Maria Conceição (Conselho Pastoral dos Pescadores) e Sheila Brasileiro (antropóloga do Ministério Público Federal e pesquisadora associada do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro – PINEB/UFBA).