Unilab recebe Mostra Itinerante For Rainbow

Data de publicação  14/11/2017, 09:48

Com o intuito de debater e difundir o respeito à pluralidade sexual e de gênero, a Unilab vai receber a Mostra Itinerante For Rainbow. No Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o evento acontecerá no dia 14 de dezembro, das 14h às 16h30, no Auditório do Bloco Didático. Já no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, a atividade ainda terá data e local definidos.

Os seis filmes que compõem a Mostra Itinerante são do acervo do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, cedidos pelos realizadores participantes da 5ª e 9ª edição, e que estão concorrendo ao troféu Artur Guedes de Melhor Filme de Curta-metragem, selecionado por júri popular, em todas as localidades de exibição.

Além das exibições, será realizada uma rodada de diálogos sobre os temas abordados, bem como uma pesquisa com a população LGBTTQIA da instituição. Confira abaixo os filmes que serão exibidos:

01 – Melhor Amigo
Direção: Allan Deberton, 18 minutos, Ceará, 2013.
Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir a praia.

02 – De que lado me Olhas
Direção: Carolina de Azevedo e Elena Sassi, 15 minutos, Rio Grande do Sul, 2014.
Vivemos sob perspectivas alheias e, por vezes, sentimos não ter outra escolha senão deixar que esses olhares nos definam. Ao buscarmos nossas verdadeiras identidades, deixamos de pedir permissão para vivermos nossas essências. Ao colocarmos a nossa perspectiva em pauta, criamos um novo lado para que nos olhem. Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.

03 – Entre lugares: A Invisibilidade do Homem Trans
Direção: Luiz Carlos Nascimento, 13 minutos, Recife, 2011.
O que seriam homens trans? “Entre Lugares: a invisibilidade do homem trans’” aproxima o foco na vida de Leonardo Tenório e Luciano Palhano, dois homens – que nasceram biologicamente mulheres – que rompem com uma cultura binária ditada pelo gênero, mostrando, a partir de suas experiências, diferentes possibilidades na relação entre identidade (de gênero) e orientação sexual.

04 – Chanson d’Amour
Direção: Renata Prado, 12 minutos, Rio de Janeiro, 2014.
Luiza se apaixona por Clara, a guitarrista da sua nova banda e compõe uma canção de amor, mas é perseguida pelo ex-namorado de Clara.

05 – Receita Para Trazer seu Amor de Volta
Direção: Andrei Bessa, 5 minutos, Ceará, 2009.
Numa sexta-feira, uma jovem prepara uma receita para trazer a pessoa amada de volta. Essa pessoa é uma garota. De forma poética e bem humorada, o curta revela um universo encantado onde só as pessoas apaixonadas conseguem chegar. No entanto, o final revela uma forte surpresa. Será que seu amor vai voltar?

06 – On My Own
Direção: Yuri Yamamoto (CE), Animação, 3´30´´.

Sobre o For Rainbow

O Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil. Com uma média de 5 mil pessoas por ano, o evento apresenta mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT, além de oficinas de realização audiovisual e apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades.