Unilab recebe I Jornada Interdisciplinar com Povos Indígenas

Data de publicação  16/11/2017, 08:30

O Grupo de Estudos com Povos Indígenas (GEPI), com financiamento do CNPq, vai promover a I Jornada Interdisciplinar com Povos Indígenas na Unilab. O evento acontece de 21 a 23 de novembro, no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A atividade, que tem como tema “História das políticas indigenistas e desafios contemporâneos” se destina a toda comunidade acadêmica, além de professores das redes estadual e municipal e lideranças indígenas. A inscrição será presencial, no ato do evento. São 16 horas de atividades, com certificação.

A jornada tem o objetivo de agrupar pesquisadores de diversas universidades da região Nordeste, além de lideranças do movimento indígena do Ceará, em torno das políticas indigenistas do Estado brasileiro e dos enfrentamentos do movimento indígena para o reconhecimento dos seus direitos territoriais, educacionais e socioculturais na contemporaneidade.

“Propomos com este evento científico a divulgação do conhecimento produzido pelo GEPI, a fim de ampliar a reflexão e procurar entender as contradições inerentes ao estabelecimento e desenvolvimento do próprio Estado nacional, que em sua origem instala uma situação de negação sistemática da pluralidade nas dimensões jurídica, política e epistêmica”, explica a organização.

A Jornada encerra o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “Entre a liberdade e a escravidão: os índios na fronteira oeste da América portuguesa”. O projeto é coordenado pela professora Fernanda Pinheiro, dos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Humanidades da Unilab, com auxílio do CNPq.

Confira a programação completa: