Embaixador discute cooperação internacional e lança livro na Unilab

Data de publicação  17/11/2017, 16:09

Representantes da Unilab e da Fiocruz Brasília.

A terceira atividade do VIII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública e do Curso Livre “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”, realizados pela Unilab e pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Nethis/Fiocruz), ocorreu nesta quinta-feira (16), no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A conferência abordou “A cooperação em prol do Desenvolvimento”, com o embaixador João Almino de Souza Filho, diretor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). Estiveram presentes para abertura do evento, o reitor da Unilab, Anastácio de Queiroz Sousa, o diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde de Brasília, José Paranaguá de Santana, o assessor para África do Cris/Fiocruz, Salustiano Pessoa, a chefe de gabinete da Unilab, professora Andreia Muraro, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), professor Francisco Nildo da Silva e a corregedora da Unilab, Adriana de Melo Barros.

Participação do diretor do IDR, Nildo da Silva.

O diretor da ABC/MRE, João Almino apresentou detalhadamente as ações da agência e dentre elas, relatou a ação do projeto de Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior para a cooperação da CPLP, tem o objetivo geral de constituir, na perspectiva da cooperação Sul-Sul, uma rede de instituições capaz de promover a inclusão, o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica de qualidade e a formação de cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de seus países. “Falar sobre cooperação e desenvolvimento é falar sobre o bem-estar de nossas comunidades. É falar sobre a relação entre povos”, afirma o diplomata.

“No momento em que o Brasil ocupa a presidência da CPLP e por ter escolhido o tema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, fica mais clara a necessidade e a importância do fortalecimento das ações de cooperação para o desenvolvimento internacional efetivo, equilibrado e equitativo”, esclareceu o embaixador.

Livro “30 anos da ABC: visões da cooperação técnica internacional brasileira”, organizado por João Almino e Sérgio Eduardo Lima

A conferência foi mediada pelo reitor, Anastácio de Queiroz que foi agraciado com um exemplar da obra “30 anos da ABC: visões da cooperação técnica internacional brasileira”, organizada por João Almino e Sérgio Eduardo Moreira Lima. A obra faz parte da coleção Política Externa Brasileira, publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

Logo depois, a professora de Literatura, vinculada ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e atual chefe de gabinete da Reitoria, Andreia Muraro fez a apresentação do livro “Entre facas, algodão”, do escritor e diplomata, João Almino, citando um trecho, dentre tantos diálogos da história, embasado na experiência de um viajante. Outro exemplar foi doado e autografado para sorteio entre os seguidores do Facebook Oficial da Unilab.

Livro “Entre facas, algodão”, do escritor e diplomata, João Almino

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde de Brasília, José Paranaguá, a atividade de encerramento, que acontecerá entre os dias 7 e 8 de dezembro, vai apresentar a experiência da Fiocruz, à qual serve como secretaria executiva desde sua criação, na constituição da rede de cooperação de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP/CPLP), através da oficina de trabalho “Articulação Fiocruz & Unilab na cooperação Afro-brasileira”, com a participação de professores, estudantes de nacionalidades distintas e representantes das universidades, para discorrer sobre questões de saúde dos países de língua portuguesa.

João Almino em sessão de autógrafos

Sobre o autor
O membro da Academia de Letras, escritor e diplomata João Almino, nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é autor do Quinteto de Brasília, composto pelos romances Idéias para Onde Passar o Fim do Mundo (indicado para o Prêmio Jabuti, ganhador de Prêmio do Instituto Nacional do Livro e do Prêmio Candango de Literatura), Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor (Prêmio Casa de las Américas 2003), O Livro das Emoções (finalista do 7º Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009 e finalista do 6º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2009), finalista do Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011, entre outras obras.

Confira na programação as próximas sessões do ciclo de debates.