Grupos de Pesquisa lançam livro sobre migrações e diásporas africanas

Data de publicação  22/11/2017, 11:02

Na próxima segunda-feira (27), será lançado o livro “África, migrações e suas diásporas: reflexões sobre a crise internacional, cooperação e resistências desde o sul”, organizado pelos autores Bas’Ilele Malomalo, Elcimar Simão Martins e Jaqueline C. da S. Freire. O evento acontece às 14h, no Auditório Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. No dia seguinte (28), o lançamento ocorre na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, às 18h.

Os textos reunidos na obra são mesclados às experiências de vida, profissão e militância dos autores, que se encontram nos diálogos tecidos em torno das seguintes temáticas: mobilidade humana, migrações, diásporas africanas e cooperação sul-sul, com destaque para a participação de sujeitos de diversos campos de conhecimentos das Ciências Sociais e Humanas. “A nossa percepção é que o livro fornece um panorama das dinâmicas de migrações e diásporas africanas no Brasil, de modo especial na região nordeste do país, tendo como foco as crises internacionais e locais e as diversas formas de lutas e resistências dos africanos e seus descendentes remanescentes e/ou imigrantes no Brasil”, explicam os autores.

O lançamento é organizado pelos grupos: Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, PerformArte – Núcleo de Estudos das Performances Culturais e do Patrimônio Cultural Imaterial, Grupo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisas Urbanas (GIPU), Grupo de Pesquisas e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS), da Unilab, Grupos de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará/UFC, Pastoral de Migrante da Arquidiocese de Fortaleza e Nação Pachamama.