Grupos de Pesquisa promovem lançamento do documentário “Além do Espelho”

Data de publicação  22/11/2017, 16:25

Os Grupos de Pesquisa Nyemba – Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África; África Contemporânea; e Diáspora estão promovendo o lançamento do documentário “Além do Espelho”. Os lançamentos ocorrerão em três momentos, em diferentes locais do estado baiano. No Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, o evento acontece no dia 30 de novembro, às 17h30, no Auditório do campus.

Antes disso, na próxima terça-feira (28), o lançamento acontecerá na Saladearte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, às 19h. Já no dia seguinte, é a vez do município de Cachoeira, com o lançamento do documentário no Cineteatro Cachoeirano, às 19h.

Dirigido por Ana Flauzina, ex-professora da Unilab, o filme registra o diálogo de duas das mais importantes vozes da resistência negra da contemporaneidade: o jornalista brasileiro Edson Cardoso e o cineasta etíope Haile Gerima. “Nós temos uma poderosa arma, que é a memória, uma possibilidade de salvação não somente para nós, mas para o mundo”. Com essa percepção, Haile Gerima aponta os desafios impostos pelo racismo e as possibilidades de sua superação em “Além do Espelho”.

Os lançamentos, com a exibição do filme, serão seguidos de debate com os dois protagonistas e a diretora. A entrada é franca e os participantes receberão certificados.

Clique aqui para assistir ao trailer.

Sobre a diretora

Ana Flauzina é doutora em Direito pela American University e pós-doutora pelo Departamento de Estudos Africanos e da Diáspora Africana da University of Texas at Austin, nos Estados Unidos. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA, além de cofundadora da Brado Negro. “Além do Espelho” marca sua estreia como diretora.