Espetáculo “Coco de Zambê” acontece nesta sexta (1º)

Data de publicação  28/11/2017, 10:03

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e o SESC Ceará convidam a comunidade acadêmica e do entorno dos municípios de Redenção e Acarape a participarem do espetáculo Coco de Zambê, com o tema “Na pisada dos cocos”, do projeto Sonora Brasil – Circuito 2017/2018. O evento acontece na próxima sexta-feira (1º), às 19h, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. A entrada é gratuita.

O grupo potiguar Coco de Zambê, formado por Didi, Uzinho, Tonho, Mestre Mião, Zé Cosme, Kéké, Pepé e Beto, caracteriza-se por ser uma espécie de canto responsorial, ou seja, os versos são puxados pelo mestre e respondido pelo coro de vozes. A apresentação representará a manifestação cultural característica das comunidades indígenas e quilombolas.

Sobre o Projeto Sonora Brasil

Projeto temático que tem o objetivo de levar ao público expressões musicais pouco difundidas e que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira, o projeto Sonora Brasil busca, ainda, despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país. A ideia é incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Essa é a 20ª edição do Projeto, que apresenta os temas “Na pisada dos cocos” e “Bandas musicais”. O primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Norte e Nordeste; já o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, haverá uma inversão, para que os grupos concluam o circuito nacional.