Publicação destaca a contribuição fundamental das universidades federais ao desenvolvimento econômico e social do Brasil

Data de publicação  29/11/2017, 16:01

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com as universidades federais de todo o Brasil, lançou a publicação Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira. A motivação veio a partir do debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento de sua missão de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nesta conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta.

A publicação sintetiza o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais e as contribuições das 63 instituições e de seus 328 campi ao desenvolvimento econômico e social do país. Ressalta também o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

O objetivo é destacar o papel social fundamental das universidades federais, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Confira a publicação:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/11/Universidades-Federais-Patrimônio-da-Sociedade-Brasileira-Andifes_Unilab.pdf”]

Com informações da Andifes