Livro “Calu: uma menina cheia de histórias” é lançado no Campus dos Malês

Data de publicação  30/11/2017, 10:34

Na próxima quarta-feira (6), no Auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, será lançado o livro “Calu: uma menina cheia de histórias”. O evento tem início às 13h e inclui uma roda de conversa com as autoras da obra, Cassia Valle e Luciana Palmeira.

“Calu: uma menina cheia de histórias” é um livro infantil que aborda de forma lúdica, criativa e transformadora as memórias da ilha da Boca do Rio, contadas por uma menina que foi habilitada por seus avós – griots, detentores do passado e da ancestralidade – para ser uma nova narradora e propagadora das histórias, personagens, costumes e modos de agir de matriz africana. A personagem Calu procura uma forma de transformar o bairro em que mora em um museu a céu aberto.

“Contar histórias, conectar-se fortemente com as águas do rio e do mar, aconselhar, mediar conflitos, tocar instrumentos, compor e cantar canções e melodias e conduzir cerimônias são pontes entre passado, presente e futuro, que reforçam os laços e mantêm viva a memória local”, explicam os organizadores do lançamento. “O livro ressalta a importância de trabalhar o sentimento de pertencimento da população para o patrimônio material e imaterial”, completam.

Título: Calu: uma menina cheia de histórias
Autoras: Cássia Vale e Luciana Palmeira
Ilustradora: Maria Chantal