Deaad abre seletivo para professores

Data de publicação  07/12/2017, 16:56

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad) publicou, nesta quinta-feira (7), os editais referente aos processos seletivos simplificados para Seleção de Professores Formadores Orientadores, para cadastro de reserva, para o curso de especialização em Gestão em Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos (Edital nº 09/2017), Professores Formadores Orientadores para os cursos de especializações em Saúde da Família e Gestão em Saúde (Edital nº 10/2017) e para Professores Formadores Orientadores para os cursos de especializações em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. Além do processo de Professores Formadores, para o curso Bacharelado em Administração Pública (Edital nº 12/2017).

Os seletivos simplificados são para atender à modalidade a distância, com carga horária de 20 horas semanais. Conforme o cronograma, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 16 de janeiro de 2018.

A inscrição será realizada de forma gratuita, exclusivamente via Internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no período de 8 até 22 de dezembro, observando o horário de Fortaleza/CE. O processo seletivo dar-se-á em uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório e análise do currículo.

Conforme os editais, o candidato deverá, no momento da inscrição, anexar de forma digitalizada e em formato PDF (com limite de 5MB para cada arquivo anexado), a seguinte documentação, conforme portaria no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)/CAPES/MEC, portaria no 183/2016.

Para participar desta seleção o candidato deverá observar se preenche os requisitos:
a) Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente;
b) Possuir titulação mínima de pós-graduação Stricto Sensu, nas áreas específicas de cada curso ou afins;
c) Ter experiência docente de 1 (um) ano no ensino superior e titulação mínima de mestrado, conforme portaria n° 183 de 21 de outubro de 2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES;
d) Ter acesso à Internet de forma contínua e conhecimento para utilizar as ferramentas tecnológicas;
e) Disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas semanais para desenvolver atividades que competem ao professor-orientador, inclusive aos sábados e domingos;
f) Disponibilidade, quando solicitado, de participar dos encontros presenciais nos polos de apoio localizados no interior do estado do Ceará e em São Francisco do Conde, Bahia (Anexo II);
g) Ter vínculo público: servidor (a), professor (a) ou técnico (a) administrativo de IFES ou qualquer outra categoria na esfera federal, estadual ou municipal.

Em outro seletivo que Deaad abril o edital nº 12/2017, a seleção será para professores formadores, com cadastro de reserva, para o curso Bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância, ofertados pela Unilab, em consonância com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A inscrição deste seletivo tem data diferenciada, iniciando na próxima segunda-feira (11) até o dia 24 deste mês, observando o horário de Fortaleza/CE. Da mesma forma, será exclusivamente via Internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A peculiaridade está no perfil dos professores, conforme Portaria n° 183 de 21 de outubro de 2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes):

– Professor Formador I, ter experiência docente de no mínimo 3 (três) anos no nível
superior.
– Professor Formador II, ter experiência docente de 1 (um) ano no ensino superior e
titulação mínima de mestrado.

Outras informações no portal da Diretoria de Educação Aberta e a Distância.

Confira os editais e modelos de anexos:
Edital nº 09/2017  – Edital nº 10/2017 – Edital nº 11/2017 – Edital nº 12/2017