Propae divulga edital para o Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE)

Data de publicação  08/12/2017, 14:42

A Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) divulgou, nesta quinta-feira (7), o Edital nº 02/2017 contendo os detalhes do processo seletivo e os critérios para o preenchimento de vagas para tutores no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE), para as entradas 2017.2 e 2018.1. O início das atividades dos estudantes selecionados para atuar no PAIE está previsto para o dia 26 de dezembro de 2017.

A inscrição ao PAIE pode ser feita no período de 12 a 13 de dezembro de 2017, no horário das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Os estudantes do Ceará devem se inscrever no gabinete da Propae, localizado no Bloco II da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. Os estudantes da Bahia devem se inscrever na Propae do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, que fica na Avenida Juvenal Eugênio Queiroz, s/n, Centro.

Serão ofertadas 10 vagas com bolsa, sendo três tutores para Bahia, e sete tutores para Ceará. Outras seis vagas serão destinadas para voluntários, sendo três tutores voluntários para Bahia, e três tutores voluntários para Ceará. A distribuição das vagas por institutos será assim definida: cinco vagas para o Instituto de Humanidades e Letras (IHL), duas vagas para o Ceará e três para a Bahia e uma vaga para cada um dos demais institutos do Ceará. O pagamento da bolsa será no valor de R$ 400 reais efetuado mediante depósito mensal em conta corrente do bolsista.

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado dever cumprir os seguintes requisitos:
a) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Unilab, na modalidade presencial.
b) Não possuir bolsa em uma das modalidades da Unilab, com exceção de auxílios do Programa de Assistência do Estudante (Paes) e apresentar a documentação do item 4, deste edital.
c) Não apresentar qualquer reprovação em seu histórico acadêmico.
d) Ter concluído pelo menos um semestre na Unilab.
e) Não estar cursando o último período do curso no qual está matriculado na Unilab.
f) ter número de celular ativo para contatos com a equipe do PAIE.

O processo de seleção é de responsabilidade da Comissão Coordenadora do PAIE, e consta de duas etapas: a primeira com o preenchimento do formulário e entrega da documentação exigida para posterior análise do perfil do requerente; e a última com a entrevista com o candidato de forma presencial. O calendário de realização das entrevistas será divulgado após o deferimento das inscrições.

A divulgação do resultado do processo seletivo para o preenchimento das vagas no PAIE está prevista para o dia 22 de dezembro de 2017. Os resultados estarão disponíveis na página.

Confira as informações complementares no Edital nº 02/2017

Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE)
O processo de acolhida dos estudantes estrangeiros é uma ação conjunta entre as Pró-Reitorias acadêmicas da instituição, tendo à frente a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), através do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE), criado a partir da Resolução Nº 28, de 18 de novembro de 2014. Através do PAIE o estudante é acompanhado, orientado e apoiado no que diz respeito a sua integração à vida acadêmica, acomodação, regularização junto aos órgãos competentes, registros acadêmicos, procedimentos de saúde e inserção no Programa de Assistência Estudantil (PAES). Inicia-se logo após a sua confirmação de interesse de matrícula, ainda no seu país de origem, através de meios virtuais e redes sociais.

Outras informações pelos telefones: Ceará (85 3332.1393) e Bahia (71 3651.8250)