II Fórum Permanente de Educação propõe parceria entre Unilab e municípios

Data de publicação  13/12/2017, 13:43

Na manhã da última terça-feira (12), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoveu o II Fórum Permanente de Educação do Maciço do Baturité. O evento ocorreu no Auditório do Bloco Didático, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, e contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Andrea Gomes Linard, coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura da Unilab, além de representantes das Secretarias de Educação dos municípios da região.

O encontro, que tinha a finalidade de estabelecer parcerias entre a Unilab e os municípios circunvizinhos, debateu as demandas sugeridas com base no diagnóstico da primeira edição do fórum, incluindo o envolvimento da Unilab como massa crítica para a execução de possíveis projetos dos municípios. Para tanto, a universidade se fará presente nas reuniões das Semanas Pedagógicas locais.

Com a participação da Unilab, a ideia é esclarecer a proposta de criação de um projeto de Especialização que se pretende oferecer, prioritariamente aos professores da Região do Maciço do Baturité. Além disso, será formulado um instrumental para direcionar as contribuições da instituição aos municípios.

“O objetivo é fazer um plano de orientação aos gestores municipais, com o direcionamento dado pela Unilab. Os municípios que aderirem à proposta formalizarão um convênio/parceria com a instituição”, explicou a professora da Unilab Izabel Teixeira. A respeito do projeto de especialização, a docente antecipou que “o plano é implantar um curso de especialização em Metodologias e Intercultural para o Ensino Fundamental e Médio, em regime semipresencial e vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL)”.

O Fórum Permanente de Educação foi idealizado como um espaço de aproximação entre a Unilab e os 13 municípios que compõem o Maciço do Baturité, no tocante ao ensino e à formação de professores.