Pibid lança livro na III Mostra de Estágio Supervisionado e II Encontro de Estágios Supervisionados e Práticas Educativas

Data de publicação  20/12/2017, 10:21

Na noite da próxima quinta-feira (21), no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, será lançado o livro “Iniciação à Docência: o local e a integração internacional no Pibid-Unilab”, como parte da III Mostra de Estágio Supervisionado e II Encontro de Estágios Supervisionados e Práticas Educativas. A obra é organizada pela professora Jacqueline Freire, vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), e coordenadora institucional (CI) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Unilab, no período de 2011 a 2014.

O livro é a culminância de um processo formativo experenciado na Unilab desde o início de seu efetivo funcionamento. Vinculado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o Pibid também contou com recursos próprios da universidade nos seus primeiros anos de implementação.

“O Pibid se constitui como um importante e decisivo aporte acadêmico para a qualificação da formação inicial de professores na universidade, especialmente nas licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM), do ICEN, e Letras – Língua Portuguesa, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL)”, explica a professora Jacqueline Freire.

Ao longo dos anos de funcionamento, o Pibid tem contado com parcerias de secretarias municipais de educação de Redenção e Acarape, além da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede-8/Baturité) e da Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará, mobilizando e atuando colaborativamente com escolas públicas municipais e estaduais.

Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Pibid atualmente tem como CI a professora Ana Paula Caiado, responsável pelo lançamento do livro, que conta com artigo de sua autoria. Apoiado pelas edições da UFC e predominantemente financiado pela Capes, o livro será distribuído gratuitamente aos parceiros, membros do Programa e autores dos artigos.