Reitoria divulga nota sobre a limitação atual de vagas em disciplinas práticas de Enfermagem

Data de publicação  19/01/2018, 21:28

NOTA

A Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está sensível e reconhece a justa demanda do Centro Acadêmico de Enfermagem diante da restrição na quantidade de vagas para disciplinas práticas do curso em razão do número atualmente limitado de docentes enfermeiros(as) no Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

Quando o curso foi criado, o cálculo da quantidade de docentes seguiu a proporção de 1 para 18 alunos, conforme direcionamento do Ministério da Educação. A Resolução 371/2010 do Conselho Federal de Enfermagem determinou que, em campo de prática, a proporção seja de 8 estudantes por enfermeiro docente – e até 6, no caso de cuidados críticos. Diante do número expressivo de estudantes chegando às disciplinas do campo de prática, tendo coincidido alunos regulares e aqueles que estavam represados por alguma reprovação, o contingente atual de docentes não consegue atender de pronto ao que determina a resolução. Além disso, os hospitais barram uma quantidade maior de alunos por enfermeiro docente.

Entre as ações para minimizar o problema, foi lançado o edital 04/2018 para a contratação de 3 docentes substitutos, o que, embora não resolva, certamente será um avanço. Outros códigos de vaga serão solicitados ao Ministério da Educação. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está acompanhando a questão de perto e, tão logo se conclua a fase de matrícula de veteranos para o próximo período letivo, fará o levantamento do passivo de estudantes que eventualmente não conseguiram se matricular, a fim de construir ações, juntamente com o ICS, no sentido de estarem inseridos em disciplinas. A Prograd também tratará com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis no caso de haver algum beneficiário da assistência estudantil.

Redenção-CE, 19 de janeiro de 2018

A Reitoria