Unilab promove curso de mapeamento de processos para implantação do Sistema Eletrônico de Informações
O Curso de Mapeamento de Processos de Negócios com uso do Business Process Management (BPM), teve a primeira etapa de implantação do processo eletrônico no sistema (Sis) na Unilab no final de janeiro, com ministração da atividade pela Comissão de Implantação do Processo Eletrônico (Cipe) visando o atendimento ao que dispões o Decreto nº 8.539 de 08 de outubro de 2015, sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:
A Unilab adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), como a solução de processo eletrônico mais adequada para atender às suas demandas, internas e externas, após visita técnica realizada à Universidade Federal do Ceará (UFC), ora em fase de implantação do sistema SEI e no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no qual o SEI já está em utilização há mais de um ano.
Atualmente, passamos pela terceira onda de desenvolvimento estrutural de trabalho e utilização de equipamentos com a gestão de informação. A partir do início do século XX, as empresas e instituições de diversos segmentos organizacionais que se utilizam da tecnologia, estão seguindo o pensamento Lean que visa eliminar as atividades desnecessárias, preservar e aumentar aquelas que criam valor para o cliente. Assim, esse método apresentado no curso objetiva para mapear e modelar os processos das organizações, sejam privadas ou públicas.
Curso de Mapeamento de Processos de Negócios
O objetivo da ministração do curso na Unilab, segundo a comissão, foi capacitar os servidores quanto à modelagem de processos, de negócios, com vistas a atuarem na melhoria dos processos de sua unidade, de modo a contribuir com uma gestão mais desafiadora, no que se refere ao alinhamento entre as estratégias e ganhos de produtividade. Essa atividade apoiará a implantação do Processo Eletrônico.
“A pretensão é que os servidores atuem como multiplicadores no seu ambiente de trabalho, já familiarizados com os meios necessários à padronização e formalização dos fluxos, como o devido mapeamento de seus processos de trabalho de forma a identificar se há necessidade de melhorias nesses fluxos, traduzidos para o meio eletrônico, além de proporcionar uma visão geral dos processos da organização para um posterior diagnóstico. Indicando desta forma, os pontos passíveis de ajuste e permitirá o redesenho mais adequado dos fluxos de trabalho da organização, que constitui fase preparatória para a implantação do SEI”, declarou Rita Mendonça, presidente da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico (Cipe).
Após esta etapa de capacitação, a comissão encaminhará a solicitação formal via memorando a todas as unidades de lotação dos facilitadores envolvidos, os quais deverão realizar o levantamento dos tipos de processos e os respectivos mapeamentos. Segundo a comissão, o mapeamento será realizado tendo como base a situação atual dos processos, além da parametrização do SEI, com os devidos códigos de classificação de documentos que apoiará a gestão documental na instituição e, paralelamente, a implantação do piloto.
A comissão define que os resultados são de médio e longo prazo, já que contribuirão para o desenvolvimento e mudança da cultura organizacional da Unilab, voltada para a gestão de processos e adequação dos processos ao meio eletrônico.
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o software Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é disponibilizado como Software de Governo mediante celebração de acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), trantando-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
Business Process Management (BPM)
BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável que visa integrar os objetivos e estratégias de uma organização às reais necessidades de seus clientes, através da gestão contínua dos processos de negócio ponta a ponta ao longo das funções de negócio. Tem o objetivo de desenvolver e realizar a gestão dos processos de negócio de forma flexível e eficaz para entregar valor ao cliente, tendo como suporte a tecnologia e seus avanços. (Fonte: BPM CBOK Versão 3.0)