Inscrições abertas para o projeto “Roda de Estudos Linguísticos e Literários” na Bahia

Data de publicação  20/02/2018, 08:00

Inscrições abertas a partir desta quarta-feira (21) para participar do projeto de extensão “Roda de Estudos Linguísticos e Literários”, coordenado pelos professores do Instituto de Humanidades e Letra (IHL) do Campus dos Malês/BA, Lavínia Jesus e Igor Graciano.

Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição que responde o questionário a fim de traçar o perfil dos participantes até o dia 28 de fevereiro. O resultado será divulgado no portal da Unilab a partir do dia 05 de março.

A atividade é aberta aos estudantes, servidores da Unilab e público externo em encontros para a discussão de artigos selecionados pelos organizadores, a partir do dia 08 de março, durante às quintas-feiras das 14h às 17h no Campus dos Malês/BA.

Sobre o projeto

Rodas de Estudos Linguísticos e Literários foi concebido a partir da importância da discussão de textos das áreas de linguística e literatura na universidade. Dentre outros, o principal objetivo desse projeto é fomentar o gosto pela leitura acadêmica. Na área de linguística, estudaremos o fenômeno da Gramaticalização. E o que é gramaticalização? Dentre o universo das mudanças e variações linguísticas, encontra-se um subconjunto de variações que descreve como um item lexical vem a desempenhar funções gramaticais ou um item gramatical vem a assumir funções mais gramaticais ainda.

Vários são os motivos que podem levar uma palavra a se gramaticalizar. Esta motivação está tanto nas necessidades comunicativas não satisfeitas quanto na existência de conteúdos cognitivos para os quais não há designações linguísticas adequadas, devendo observar que novas formas gramaticais podem desenvolver-se a despeito da existência de estruturas velhas, funcionalmente equivalentes.
Serão apresentados resultados de pesquisas que abrangem fenômenos de gramaticalização desde o nível da palavra até o nível dos processos de combinação de orações.

Na área de literatura, uma vez que o texto literário guarda uma dimensão estético-artística, abordaremos os limites entre a abordagem científica, própria da produção acadêmica, e os gêneros literários por meio dos quais é possível tanto aproveitar o prazer da leitura quanto empreender uma reflexão crítico-teórica. Assim, faremos leituras de artigos acadêmicos em que se aborda algum aspecto da realidade, comparando-os com ensaios e crônicas literárias de escritores e escritoras que se utilizam da expressão literária ao mesmo tempo em que fazem uma reflexão teórica complexa de desse mesmo aspecto da realidade.

A ideia, por fim, dentro do amplo espectro do curso de Letras é refletir sobre alguns pontos de contato e diferenças da natureza e procedimentos das áreas de linguística e literatura.

Outras informações pelo email: laviniajesus@unilab.edu.br