Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional teve aula inaugural para sua 1ª turma

Data de publicação  27/02/2018, 16:35

– Unilab e ProfMat

O evento de acolhida dos alunos do Profmat foi proporcionado pelo Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), coordenado pelo professor do Icen, Rafael Jorge Pontes Diógenes. Estiveram presente a vice-reitora pró-tempore, Lorita Pagliuca, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Albanise Marinho, o professor do Icen e coordenador do curso de licenciatura em Matemática, João Francisco da Silva Filho, a representante da Educação Aberta e a Distância (Deaad), Eliane Viggiane e o professor do Icen e coordenador Institucional do ProfMat na Unilab, Rafael Diógenes, além dos estudantes do mestrado, servidores e outros professores da Unilab.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Carlos Humberto Soares Júnior falando sobre o funcionamento e história de criação do ProfMat em âmbito nacional e orientações a cerca do programa aos estudantes ingressantes.

– Abertura das atividades do Profmat na Unilab

Segundo o coordenador do mestrado, Rafael Diógenes o programa será “extrema importância para a universidade, por termos carência de cursos que possam capacitar nossos professores de matemática das escolas públicas no Interior”, declarou.

ProfMat em números no Ceará
Conforme dados repassados pelo coordenador do ProfMat na Unilab, a importância da adesão da universidade ao mestrado de matemática revela-se nos municípios atingidos nesse primeiro ano. Dos 10 alunos selecionados, todos são professores, oito são professores de escolas públicas e distribuído em oito municípios do Ceará: Fortaleza com três, Acarape, Aracoiaba, Cascavel, Itapipoca, Capistrano, Pacajus e Nova Russas.

A universidade foi contemplada com duas bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em contrapartida os bolsistas deverão permanecer na escola pública por pelo menos o mesmo período que recebem a bolsa. Segundo Rafael Diógenes, com isso “teremos uma melhora na capacitação de nossos professores de matemática, já que o programa do mestrado tem o objetivo de capacitar o conhecimento aprofundado dos alunos em assuntos relacionados com os conteúdos do ensino básico”, afirmou.

Sobre o Programa

Conforme informações do portal da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), qualquer pessoa com diploma de graduação pode cursar o Profmat, entretanto, como mestrado profissional seu público alvo são professores da rede básica de ensino, principalmente os professores das escolas públicas. A seleção para entrada no Profmat ocorre anualmente por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após etapa de análise pelas comissões de área de avaliação, manteve no final de 2017 a nota 5 (nota máxima) dos resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

O curso tem avaliação do Ministério da Educação (MEC) com nota 5,0 (Muito boa), com duração de 2 anos. Na Unilab as disciplinas são de 105h/a (7h/a por semana, 4h presencias e 3h à distância).

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat)
É um programa de mestrado semi-presencial na área de Matemática com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).