Grupo de Estudos em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística inicia encontros em março

Data de publicação  28/02/2018, 12:03

O Grupo de Estudos em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística (Geppil) inaugura sua agenda de encontros no próximo dia 6 de março, às 16h, na sala 3 do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Até maio deste ano, os encontros ocorrerão às 16h, quinzenalmente, às terças-feiras, mesmo campus. O encontro é aberto à participação de docentes e discentes dos cursos de Humanidades e Letras, além dos estudantes e professores dos cursos de pós-graduação da Universidade.

Neste semestre, a professora Geórgia Feitosa, líder do grupo, mediará a discussão de capítulos importantes das obras do sociólogo Erving Goffman, a respeito da construção e estigmatização da imagem de si na sociedade.

Criado e certificado pelo Cnpq em dezembro de 2017, o grupo pretende, baseado numa visão de que a linguagem é uma forma de agir e reagir no mundo, ensejar investigações que abriguem a diversidade perlocucional da linguagem, especialmente no que diz respeito aos estudos da polidez, impolidez linguística e do preconceito social/linguístico.

O objetivo principal do grupo é discutir, em diferentes domínios da linguagem, como se produz e reproduz o discurso polido e impolido e compreender até que ponto eles podem atuar como instrumentos de preconceito linguístico e social. Além da Unilab, o grupo pretende firmar parcerias com docentes e discentes de outras IES com o intuito de fortalecer os coletivos inteligentes e estimular a produção acadêmica interdisciplinar e interinstitucional, afirma a professora Geórgia Feitosa.

A professora comenta que os estudos nas áreas de polidez e impolidez linguística vêm crescendo nos últimos anos, em especial no Ceará, no entanto, a formação de parcerias e redes de pesquisa era inexistente ou informal entre professores, estudantes e pesquisadores no Estado. Com a criação do grupo, pretende-se estimular a pesquisa, a organização de eventos e a publicação na área.

Para mais informações a respeito dos textos, sala dos encontros, os interessados em participar do grupo podem entrar em contato com a professora Geórgia Maria Feitosa e Paiva pelo e-mail georgiafeitosa@unilab.edu.br.

Veja o calendário de atividades do Geppil:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/02/Atividades-do-GEPPIL-Unilab-para-divulgação.pdf”]