Engene Jr., primeira empresa júnior da Unilab, obtém reconhecimento institucional

Data de publicação  02/03/2018, 09:28

Idealizada desde 2015 e fundada em 2017, a Empresa Júnior do curso de Engenharia de Energias da Unilab, Engene Jr, é a primeira empresa júnior da universidade e obteve reconhecimento institucional no âmbito da Unilab. Agora devidamente reconhecida e vinculada ao Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), a empresa júnior poderá ter professores com carga horária dedicada a ela, receber assistência técnica e material da Unilab, dispor de espaço físico para funcionamento e atuar com o respaldo da universidade.

Tudo isso está de acordo com o artigo 4º da Resolução nº 28/2017, do Conselho Universitário (Consuni), de 18 de dezembro de 2017. Para que haja o reconhecimento institucional, são exigidos ata de fundação e estatuto da empresa.

Diretor presidente da Engene Jr, Hedlund Erik Távora relata que a empresa teve muita dificuldade em ser reconhecida no início, pois a Unilab não tinha um documento dizendo como seria o procedimento, o que foi sanado a partir de diálogo com a Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) e a direção do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), resultando na criação da resolução nº 28/2017.

“Agora, pela resolução, ficam definidos a documentação e o procedimento para que sejam reconhecidas novas empresas juniores. A resolução permite aos professores terem até 8h por semana para tutoria, à Unilab ceder espaço, material e dar suporte técnico para as novas empresas”, ressalta Hedlund Távora.

Engene Jr

A Engene Jr é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida por estudantes de graduação. A empresa conta com a supervisão técnica de professores orientadores e tem como principal finalidade ser um laboratório de vivência empresarial, prezando sempre pelo desenvolvimento técnico e empreendedor de seus membros.

Parte da equipe da Engene Jr. Foto: divulgação

Atualmente, constituem a Engene Jr 16 alunos de graduação, 3 professores tutores e um engenheiro de energias formado pela Unilab. A empresa tem a seguinte estrutura organizacional: assembleia, diretoria executiva e conselho fiscal. A diretoria executiva conta com os diretores presidente, de Projetos, Administrativo-Financeiro, Qualidade, Recursos Humanos e Marketing.

O diretor de Marketing, Carlos Augusto, cita os serviços ofertados pela empresa, como microgeração de energia, gestão energética, ajuste tarifário, projetos elétricos e bombeamento hidráulico.

A empresa fica na Unidade Acadêmica dos Palmares (Rodovia CE 060, km 51, Acarape/CE), bloco 3, 2º andar, sala 211. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail engenejr@gmail.com, telefone (85) 9.8115.2046, Instagram @engenejr e Facebook Engene Jr.

Sobre o Movimento Empresa Júnior

Segundo a Brasil Júnior, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) é um movimento global que teve início na França, em 1967, e espalhou-se pelo mundo todo. As empresas juniores são instituições sem fins lucrativos, formadas por estudantes universitários que têm como foco realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.
Cada empresa júnior atua na área do curso de que faz parte, sendo assim, seus membros tem uma capacitação mais eficiente e uma vivência do mercado de trabalho ainda dentro da universidade. No Ceará, a Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece) surgiu em 2002, com a proposta de fazer com que o movimento se espalhe cada vez mais dentro do estado. Para isso, a federação organiza eventos e reuniões mensais para movimentar os empresários juniores e alinhá-los cada vez mais.