Minicurso sobre “A conquista do Estado Brasileiro” será dia 9

Data de publicação  06/03/2018, 10:40

O minicurso sobre “A conquista do Estado Brasileiro: Capitalismo, Neocolonialismo e Democracia Impedida (1964-2016)”, coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Sebastião André Alves de Lima, como atividade da disciplina “Geopolítica do Poder”, do curso de Sociologia da Unilab.

A atividade terá seu primeiro encontro nessa sexta-feira (9), a partir das 14h, no Auditório do bloco administrativo, Campus da Liberdade, em Redenção/CE. As inscrições podem ser encaminhada diretamente ao email do coordenador: andrealvesdelima@unilab.edu.br.

O evento contará com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como: Kleber Saraiva (UFC), Mônica Martins (UECE/Observatório das Nacionalidades), Gustavo Guerreiro (Funai/UECE/Observatório das Nacionalidades).

O minicurso, com 16 horas de duração, busca analisar o papel das potências estrangeiras na mudança de governo que ocorreu no Brasil em 1964 e 2016. Além de estudar como as alterações políticas no Brasil contemporâneo contribuíram para o aprofundamento do capitalismo dependente brasileiro e do neocolonialismo, ampliando nosso subdesenvolvimento.