Curso de Relações Internacionais do Malês/BA promove aula magna dia 9

Data de publicação  07/03/2018, 15:15

Na próxima sexta-feira (9), a partir das 14h, no auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, acontecerá a aula magna do curso de Relações Internacionais da Unilab com a palestra do senegalês e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Detoubab Ndiaye com a temática “Relações internacionais e Dinâmicas nas Sociedades Africanas Contemporâneas”.

O evento é organizado pelo colegiado do curso e aberto aos diversos públicos da universidade. Às 15:30 h, no mesmo local, serão apresentados aos discentes os projetos de extensão desenvolvidos pelos professores do curso e as agendas de pesquisa e áreas de interesse com o intuito de auxiliar aos estudantes na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

– Detoubab Ndiaye, senegalês e professor da UNEB

Sobre o palestrante

Detoubab Ndiaye tem graduação em Lettres modernes et Langues Romanes – Université Cheikh Anta Diop de Dakar, graduação em Comunicação Social, Jornalismo e mestrado em Ciências Sociais pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor no programa de pós-graduação em Estudos Africanos e Representações da África do Campus II da UNEB, além de professor da graduação.

Sobre o Bacharelado em Relações Internacionais

O curso se insere no segundo ciclo de formação da Unilab, também chamado de “Terminalidades”, é opcional aos egressos do Bacharelado em Humanidades (BHU) e são alocados no Instituto de Humanidades e Letras (IHL), no Campus dos Malês. O Projeto Político Pedagógico de Relações Internacionais (RI) propõe ser um curso presencial, com concentração diurna e noturna. São oferecidas 80 vagas anuais, com o objetivo de proporcionar uma formação teórico-conceitual e técnico-prática.

O curso reflete o caráter interdisciplinar do seu campo de estudo, integrando componentes de Economia, Ciência Política, História, Geografia, Sociologia, Direito, Antropologia e Filosofia. Nesse sentido, a proposta se encaixa na abordagem interdisciplinar do projeto da Unilab. O projeto pedagógico do curso é de nível de graduação, mas pensado no sentido de avançar, em médio prazo, para a criação de um programa de pós-graduação que possibilite a formação de uma massa crítica em pesquisa e intercâmbio que, por sua vez, fortalecerá a própria graduação em Relações Internacionais, os cursos do Instituto de Humanidades e Letras e outros cursos da Unilab. No final do curso, o discente receberá o título acadêmico de Bacharel em Relações Internacionais.