Unilab lança Plano Anual de Capacitação 2018 para servidores e realiza Seminário Temático sobre Carreiras

Data de publicação  21/03/2018, 11:17

Pró-reitor de Administração, Leonardo Teixeira, e a coordenadora de Gestão de Pessoas, Mônica Saraiva, realizam lançamento do PAC 2018. Foto: Assecom.

A Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), realizou o lançamento do Plano Anual de Capacitação (PAC) 2018, voltado para servidores docentes e técnico-administrativos em educação da Unilab. O lançamento ocorreu junto com a primeira edição dos Seminários Temáticos 2018, no Campus da Liberdade, com transmissão para o Campus dos Malês/BA.

O PAC é o documento que estrutura o planejamento de capacitação e desenvolvimento do corpo de servidores da Unilab, respeitando as orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Mônica Saraiva, reforça a necessidade de participação dos servidores, expondo as demandas em capacitação. “Embora a capacitação seja pessoal, serve para o coletivo e deve estar atrelada às atividades”, disse. Mônica acrescentou ainda que parcerias com outras instituições de ensino federais estão sendo pensadas, de modo a prover um leque maior de capacitações aos servidores.

Outro ponto ressaltado é a necessidade de constituição, pela própria categoria, da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), que seria uma instância de supervisão não apenas técnica da carreira.

Seminários temáticos

O primeiro seminário temático abordou Carreira e Capacitação. Traçou-se um histórico da relação Estado/servidores, desde a década de 1960, em que os concursos não eram consolidados e os gestores escolhiam quem seria efetivo ou não, à década de 1990, começou-se a pensar a capacitação como uma necessidade do servidor e investimento que o governo fazia nele, buscando mais eficiência, eficácia e efetividade.

Haverá mais sete seminários temáticos ao longo do ano, com assuntos de interesse do conjunto dos servidores, totalizando 32 horas. Para receber certificado, o servidor precisar participar de, no mínimo, cinco deles. Cada seminário temático equivalerá a 4 horas de capacitação, sendo compostas por Palestra presencial e participação em Fórum de Ensino à Distância (EAD) na Plataforma de Capacitação para Educação a Distância (E-DUCAR), disponível na página da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad). São 60 vagas para servidores no Ceará, 18 para estudantes de Administração Pública e 40 para servidores da Bahia. Inscreva-se aqui.

O PAC prevê ainda oito cursos presenciais para os campi do Ceará (4 por semestre) e quatro cursos presenciais para o Campus dos Malês/BA (2 por semestre).

Os primeiros cursos presenciais a serem ofertados são o Treinamento em Access (Pacote Office), de 2 a 6 de abril de 2018, no Ceará; e o Controle na Administração Pública, de 9 a 13 de abril de 2018, na Bahia.

Os demais cursos e seminários a serem ofertados abordarão temáticas como Auto-gerenciamento da Carreira, Carreira e Benefícios, Relações Interpessoais, Contextos de Trabalho e Saúde Mental, Ética e Relações de Trabalho, Qualidade no Atendimento, Formação de Gestores, Unilab: Missão Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Informática Básica (Pacote Office), Contratos e Compras (IN 05).

Para mais informações, contate a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) pelo e-mail ddp@unilab.edu.br ou pelo telefone (85) 3332.6213.