Reunião entre estudantes e Propae busca alargar espaços de diálogo

Data de publicação  28/03/2018, 09:32

Equipe da Propae dialoga com estudantes. Foto: Propae/Unilab.

No último dia 21, foi realizada reunião com a comunidade estudantil, conforme convite enviado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae). A reunião contou com a presença de cerca de 350 estudantes e representantes da pró-reitoria: coordenador de Políticas Estudantis, Hericksson Rebouças; o gerente do Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante, Bruno Lopes; e a assistente social Aline Crispim.

A iniciativa visou uma aproximação do corpo gestor e técnico da Propae com os discentes, a fim de alargar os espaços de comunicação, discussão e deliberações coletivas entre a pró-reitoria e os usuários da política de assistência estudantil da Unilab.

Cerca de 350 estudantes participaram da reunião. Foto: Propae/Unilab.

A pauta da reunião teve início com informes sobre emendas parlamentares e destinação dos recursos para ações de assistência estudantil na Unilab e a resposta positiva da gestão superior à solicitação das representações estudantis acerca da liberação do restaurante universitário para cem estudantes que não vierem a ser contemplados com nenhuma modalidade de auxílio do Paes no cronograma de seleção 2018.3.

Em seguida, tratou-se de orçamento e assistência estudantil, bem como tempo de permanência e número de créditos por período letivo para permanência no Paes.

Os estudantes se pronunciaram especialmente em torno do tema orçamento, número mínimo de créditos para permanência no Paes e diálogo da gestão com a comunidade discente, para além das representações estudantis, nos processos decisórios dessa política.

Após as considerações finais por parte do corpo técnico da Propae, os estudantes demonstraram preocupação em que não haja uma continuidade desses espaços de socialização e discussão entre o corpo gestor e técnico e a comunidade estudantil e lançaram a proposta de que realizar momentos de discussão sobre as alterações propostas na Resolução do Paes, demanda que será encaminhada.