Programa TCC em Construção inicia atividades. Inscreva-se

Data de publicação  02/04/2018, 12:34

O Programa TCC EM CONSTRUÇÃO destina-se a estudantes do curso de Bacharelado em Humanidades da Unilab, preferencialmente do 3º ou 4º semestres, que tenham que realizar ou estejam desenvolvendo projeto de pesquisa, artigo científico, monografia ou outro tipo de trabalho de conclusão de graduação.

Os encontros serão semanais, às segundas e sextas-feiras, no período da manhã, das 10h às 12h, e pela tarde, das 14h às 16h, no Palmares 3. Cada estudante terá um período de 30 a 40 minutos para sanar as suas dúvidas. Para participar, é preciso enviar e-mail a pfungulane@gmail.com, até a quinta-feira da semana anterior à data do encontro, com o assunto “agendamento – tcc em construção”. O estudante deve aguardar pelo retorno da confirmação do horário e a sala onde irá ocorrer o encontro. Todos os participantes ganharão uma certificação do programa.

O programa de orientação é indicado para estudantes que tenham dificuldade em definir o tema e os objetivos da pesquisa, organizar os elementos essenciais do trabalho de pesquisa científica, bem como aos estudantes que não estejam conseguindo colocar em prática as estratégias necessárias para o cumprimento das etapas de pesquisa e produção científica e, ainda, as que desejam elevar seu desempenho nas tarefas determinadas pelo orientador oficial de forma mais eficiente e produtiva.

O Programa TCC em Construção é uma realização do Programa de Bolsa Monitoria Acadêmica PBM – BHU, em que o monitor bolsista Paulo João Baptista Fungulane ficará responsável pelos encontros do programa, supervisionado pelo professor orientador.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do Curso, como resultado do trabalho de pesquisa e investigação científica. É um estudo de natureza reflexiva, para ordenar as ideias sobre tema específico.

Sobre o Programa de Bolsa Monitoria Acadêmica (PBM)

O PBM está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em articulação com os cursos de graduação, e objetiva contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas objeto do Programa, no que tange ao conteúdo programático. A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante regularmente matriculado no curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a um Componente Curricular, sob a supervisão de um professor orientador. O PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo despertando o interesse do estudante pela carreira acadêmica e docente. O PBM agrega-se às ações institucionais da Unilab que buscam fortalecer a permanência com sucesso, na universidade, dos estudantes regularmente matriculados.