Projeto “Rotas das Culturas” vai, neste sábado, ao Museu de Arte da UFC

Data de publicação  11/04/2018, 16:52

No próximo sábado (14), o Projeto “Rotas das Culturas” leva os estudantes da Unilab para conhecer o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC).

Para tanto, a Unliab irá disponibiliza um ônibus que levará os estudantes interessados em participar dessa visitação em Fortaleza/CE.

O ônibus sairá do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 7h, enquanto o horário da visita será das 8h30 às 11h. Estão disponíveis quinze vagas.

Para garantir a sua vaga e viver essa experiência artística, basta preencher o Formulário.

A Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), responsável pela organização do projeto, recomenda aos participantes que transportem uma garrafa com água, para hidratação pessoal, e algum tipo de lanche rápido, como frutas, barras de cereais etc.

Acervo do MAUC.

Sobre o Museu da UFC

Inaugurado a 25 de junho de 1961, o MAUC preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público. O MAUC se mantém dentro da filosofia de seu fundador e idealizador, Antônio Martins Filho, primeiro Reitor da UFC, que criou o museu com a ideia de relacionar universalidade e regionalidade. Esse espírito é mantido ainda hoje, através do eclético acervo do MAUC, formado por obras populares e eruditas.

Dentre as principais referências desse acervo, encontram-se obras de Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins, Jean Pierre Chabloz e a maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel; além de obras do artista plástico e carnavalesco Descartes Gadelha e coleções estrangeiras da escola de Paris.

O Museu conta com cinco salas permanentes: Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raymundo Cela.

Fachada de MAUC.

Fachada do MAUC.

Sobre o Projeto

“Rotas das Culturas” é um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) que vai além de visitas, com intervenções, produções e versões baseadas no contato com experiências e também vivências culturais em variadas linguagens artísticas e culturais. Além disso, promove visitação a exposições de arte, aldeias quilombolas, entre outros, visando à produção de releituras e versões através de fotos, colagens, pinturas, vídeos e poesias.

Para outras informações, entrar em contato com a secretaria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pelo e-mail nixonaraujo@unilab.edu.br.