Obras das residências universitárias da Unilab são retomadas

Data de publicação  18/04/2018, 15:32

Vista dos blocos em construção das residências. Foto: Cied/Proplan.

As obras das residências universitárias da Unilab, localizadas por trás do Campus das Auroras, em Redenção/CE, foram retomadas. A entrega está prevista para abril de 2019.

Paralisadas desde dezembro de 2016, as obras já estavam com ritmo de execução reduzido desde junho do mesmo ano. Segundo a Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Cied/Proplan), o problema ocorreu por conta de atrasos nos pagamentos devidos à construtora, causados pela periodicidade inconstante dos repasses feitos pelo Ministério da Educação (MEC) à Unilab, motivando as prorrogações no prazo de entrega da obra.

Agora, os pagamentos devidos foram quitados, possibilitando o início da instrução processual para atendimento às exigências da Procuradoria Jurídica em vista da prorrogação da vigência do contrato e reinício da execução da obra.

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Cunha, destaca a importância das obras para a própria consolidação da instituição de ensino, pesquisa e extensão. “Passa obrigatoriamente pela consolidação de sua infraestrutura, já planejada há vários anos. Nesse sentido, esforços da gestão e da comunidade acadêmica estão se somando para a retomada e entrega com qualidade para uso dos equipamentos em construção”, afirmou.

Sobre as residências

Interior de apartamento na residência universitária, em um dos blocos com obras mais avançadas. Foto: Cied/Proplan.

Cada um dos dois blocos é composto por duas edificações interligadas por passarelas. A edificação frontal é composta por seis pavimentos (térreo + cinco). O edifício posterior, localizado em cota mais elevada do terreno e ligado ao anterior por meio de passarela, é composto por um total de cinco pavimentos (térreo + 4). A área construída por bloco é de 7.651,88 m², 174 quartos de cada com capacidade para 348 alunos, 5 pontos comerciais e uma cozinha comunitária, lavanderia comunitária na cobertura do edifício posterior e 4 elevadores, sendo dois em cada edificação.

Corredores da residência universitária. Foto: Cied/Unilab.

Mais obras

Além disso, a obra do Restaurante Universitário das Auroras está com previsão de término para o próximo mês, entretanto, precisa ainda das obras complementares, que serão financiadas por emenda parlamentar, para o seu pleno funcionamento. As obras complementares devem ser licitadas ainda neste semestre.