“Conhecer, divulgar e estudar a cultura musical do nordeste” traz o evento de Rock in Roll, dias 7, 8 e 9

Data de publicação  04/05/2018, 09:24

Durante três dias da próxima semana (7, 8 e 9), o Projeto de Extensão “Ouvindo Música: Música Popular Brasileira e a memória sociocultural do país” promove o II Seminário de Música Popular: Aumenta que isso é Rock’n’roll”, nos campi da Unilab, em Redenção/CE.

O evento tem como objetivo compreender as dinâmicas sociais e estéticas que se envolvem na confecção do rock nordestino, mais particularmente o cearense. Além disse, o projeto busca conhecer, divulgar e estudar a cultura musical do nordeste.

Neste contexto, o Nordeste se notabilizou como celeiro de gêneros e artistas populares que marcaram a história cultural do país. Essa riqueza pode ser vista na forma como a região exportou estilos musicais hoje clássicos da cultura nacional, como o forró, baião ou mesmo o samba. Todavia, entre essas formas musicais tradicionalmente ligadas à região, desenvolveram-se aqui gêneros e estilos artísticos importantes, que ainda carecem de maior atenção.

Foto: Divulgação

Dia 7 (segunda-feira), a partir das 15 horas, na sala 308 do Campus das Auroras, teremos a discussão do livro “Em tudo o que faço, eu procuro ser muito rock and roll: rock, estilo de vida e rebeldia” do professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Irapuan Peixoto Lima Filho.

O livro resulta da tese de doutorado de Irapuan Peixoto, em Sociologia, na UFC. A pesquisa foi premiada com a publicação em livro pelas Edições UFC.

Dia 8 (terça-feira), a partir das 15h30, na sala de vídeo conferência do Campus da Liberdade será exibido o vídeo documentário “50 anos de Rock Brasileiro”.

Foto: Ronnie Von, cantor e músico.

Produzido e dirigido pelo músico Marcelo Rossi, o documentário conta a história do Rock nacional desde seus primeiros passos, lá nos anos cinquenta. Dividido em quatro partes (anos 50 & 60, 70, 80 e 90 & 2000) disponíveis no Youtube50 Anos de Rock Brasileiro conta com depoimentos de um time e tanto! Ronnie Von (foto), Serguei, Gulherme Isnard (Zero), Roger (Ultraje a Rigor), Gastão Moreira, Oswaldo Vecchione (Made in Brazil) e muitos outros nomes importantes pro Rock em nosso país.

Dia 9 (quarta-feira), às 19 horas, no Auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, acontecerá a Conferência com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Irapuan Peixoto.

“Aumenta que isso é Rock’n’roll !”