Estudantes de Licenciatura em Sociologia e BHU visitam a exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado

Data de publicação  07/05/2018, 11:33

Foto: Ivan Freire

Na última sexta-feira (4), estudantes do curso de Licenciatura em Sociologia e do Bacharelado em Humanidades, por meio do projeto Rotas da Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), visitaram a exposição “Êxodos”, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A atividade ocorreu na Caixa Cultural Fortaleza, localizada na Praia de Iracema.

Na visitação, os alunos puderam refletir sociologicamente por meio das fotografias. A ideia da atividade surgiu como proposta metodológica da disciplina “Prática do Ensino em Sociologia”, inserindo também estudantes da “Sociologia da Educação I”. De acordo com a professora Alda Sousa, “ao apresentar ao público uma série de fotografias sobre ‘África, Refugiados e Migrados, Luta pela Terra e Retratos de Criança’, a exposição possibilitou refletir, dentre outros aspectos, sobre as representações da África, além do potencial e da sociologia em específico”.

Os estudantes também visitaram a instalação “Lágrimas de São Pedro”, do artista baiano Vinicius S.A, inspirada na relação do sertanejo com a chuva. A aula de campo ensejou também a amplicação de capitais culturais, por meio de um diálogo entre educação e cultura, entendendo-as como dimensões essenciais na formação do ser humano.

A atividade teve apoio da Proex e do Projeto Gente Arteira, da Caixa Cultural Fortaleza.