Feira Agroecológica e primeira Mostra de Cultura, Gastronomia e Segurança Alimentar acontece nesta terça-feira (15)

Data de publicação  10/05/2018, 12:40

Nesta terça-feira (15), a partir das 9h, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, ocorre a VI Feira Agroecológica da Unilab, com a comercialização de produtos  da agricultura familiar da região do Maciço de Baturité, como rosas, ovos de galinha caipira, doces de mamão e banana, alface crespa, espinafre, couve, cheiro-verde, macaxeira, maracujá, limão e uma lista a perder de vista.

Esta edição traz ainda novidades: será realizada a primeira edição da “Mostra de Cultura, Gastronomia e Segurança Alimentar”, através da apresentação de pratos típicos dos países parceiros Angola e Timor-Leste, além do Brasil, com demonstração e debate de pratos típicos de suas regiões, relacionando-os com os cursos de graduação em que os alunos envolvidos estão inseridos.

O projeto, intitulado “Gastronomia, Cultura e Segurança Alimentar”, é uma ação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol). Tem o objetivo de desenvolver a capacidade empreendedora de discentes a partir da alimentação envolvendo a elaboração de pratos, o debate sobe segurança alimentar e a cultura de cada país.

Neste dia, em especial, o cardápio dos países participantes traz: Brasil – uma versão de uma cocada à brasileira feita de coco com rapadura, com a explicação sobre a produção e o consumo, pela estudante do Curso de Agronomia, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); Timor-Leste –  um prato elaborado com o mangará da banana, com a apresentação da relação entre a cultura e do consumo com a saúde; e Angola – com um prato típico relacionado com as atividades do curso de Bacharelado em Humanidades/IHL.

A feira é aberta ao público, buscando contribuir e conduzir para a produção e consumo ético com sustentabilidade. Haverá ainda produtos do artesanato.

O evento é uma realização da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol/IDR), com apoio do Edital Proex 04/2017 – Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC 2018 e do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan/CPLP), juntamente com os grupos produtivos da Rede de Arte Cultura e Agricultura Familiar.

Matéria relacionada: “I Feira Agroecológica da Unilab reúne mais de 40 unidades produtivas do Maciço de Baturité