Seminário “Ética, Relações de Trabalho e Saúde Mental” abre inscrições

Data de publicação  16/05/2018, 10:56

O Seminário Temático “Ética, Relações de Trabalho e Saúde Mental”, destinado aos servidores, terceirizados e estudantes da Unilab, acontecerá simultaneamente no Ceará (Auditório do bloco didático, no Campus da Liberdade) e na Bahia (Auditório do térreo, no Campus dos Malês), na próxima terça-feira (22), a partir das 13h, e está com inscrições abertas.

Os interessados deverão preencher os formulários eletrônicos, disponíveis até às 14h do dia do evento, podendo realizar inscrição presencial, se houver vaga. São disponibilizadas 100 vagas para o Ceará: 60 (servidores), 20 (terceirizados) e 20 (estudantes) e na Bahia são 60 vagas, distribuídas entre os públicos.

Inscrições: Servidores e Terceirizados e Estudantes

Dentre os principais objetivos dos Seminários estão debater sobre a organização do trabalho na Administração Pública, a fim de compreender suas repercussões para a saúde mental do servidor; discutir a relação entre Ética, Relações de Trabalho e Saúde Mental na Administração Pública, como forma de contribuir com a garantia de condições saudáveis de trabalho e tematizar possibilidades de atuação no campo da atenção à saúde mental, visando à constituição de políticas voltada especificamente ao servidor público.

O evento é coordenado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), em parceria com a Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT), ambas vinculadas à Coordenação de Administração e Desenvolvimento de Pessoal e à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

Mesa-redonda

A temática será apresentada na atividade de mesa-redonda com os convidados: Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel, psicóloga e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho e o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor); Cássio Adriano Braz de Aquino, psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia da UFC  e Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, psicólogo e doutor em Educação, ambos pela UFC. Atualmente, coordena o Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE), do Curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.

Esta edição do seminário tem carga horária de 4h. A participação nos Seminários Temáticos tem carga-horária cumulativa. Durante o ano serão realizadas oito atividades, totalizando até 32 horas.