II Semana Nacional de Arquivos tem lançamento de aplicativo e evento cultural

Data de publicação  05/06/2018, 13:37

Em sua segunda edição, a Semana Nacional de Arquivos vai acontecer nesta sexta-feira (8), no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O evento tem início às 8h30, no Auditório do Bloco Administrativo.

A atividade será marcada pela promoção de um evento cultural, além do lançamento do aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e informações sobre o novo processo piloto.

Este ano, a participação da Unilab tem o objetivo de divulgar as ações que vêm ocorrendo em seus arquivos, a partir da implantação do processo eletrônico, “que irá dar mais celeridade e transparência às atividades administrativas”, explica a organização.

Na ocasião, será exibido o documentário “Do outro lado do Atlântico”, que tem entre os autores a professora Danielle Elley, vinculada ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL). O filme retrata um pouco da memória da instituição e de seus estudantes advindos dos países parceiros da CPLP. Haverá, ainda, apresentação musical de dois estudantes da Unilab.

A II Semana Nacional de Arquivos é inspirada na Semana Nacional de Museus e visa a ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade, garantindo o cumprimento da Lei nº 12.343/2010, referente à meta 28 do Plano Nacional de Cultura (PNC). Ele tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo, voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

“Uma dessas ações está prevista na meta 28, destinada a ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais, aumentando os estímulos para que os cidadãos frequentem mais arquivos”, explica a organização do evento.

Confira a programação.